07/05/2010 15h40

Representante da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e membro da Uvesp estiveram na Câmara para divulgação do evento

Será realizado em Sorocaba, no dia 15 de maio ás 9 horas, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, o seminário sobre Acessibilidade, que congrega a Caravana da Inclusão Acessibilidade e Cidadania. O projeto é  desenvolvido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e apoio do da Prefeitura e Câmara de Sorocaba.

O vereador Helio Godoy(PSDB), presidente da Comissão Especial sobre Acessibilidade da Câmara Municipal, é também diretor regional da Uvesp, e recepcionou na sessão desta última quinta-feira, o assessor da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Wagner Mendes, e o vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil, Luís Mário, que na ocasião, acertaram os últimos detalhes para o seminário.

O evento também contará com a Unidade Móvel da Rede Lucy Montoro. “Além do seminário no dia 15, a Unidade Móvel da Rede Lucy Montoro ficará exposta, durante a semana, em frente ao Teatro Municipal, onde atenderá a portadores de deficiência já cadastrados na Divisão Regional de Saúde”, explica Helio Godoy.

O seminário deverá reunir autoridades de Sorocaba e região, além de representantes de toda a sociedade civil, além de contar com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella. Segundo Helio Godoy, entre os objetivos do seminário, está a realização de parcerias com o município, através das secretarias de Relações do Trabalho, Esporte, Lazer e Cidadania, entre outras secretarias que possam favorecer a inclusão social do portador de deficiência.

Ainda de acordo com o vereador , Sorocaba foi uma das cidades escolhidas para sediar o evento por ser uma dos municípios que receberão a Rede Lucy Montoro. “O seminário será uma oportunidade para discutirmos junto ao poder público e comunidade em geral a inclusão dos portadores de deficiência física na sociedade”, disse Helio Godoy.

Lei de Acessibilidade-Promulgada em 2006, a Lei nº 8.051, de autoria do vereador Helio Godoy, estabelece normas e critérios para a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida no município.

Foto: Presidente da Câmara Marinho Marte(PPS), presidente da Comissão Especial de Acessibilidade vereador Helio Godoy(PSDB), Assessor da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência Wagner Mendes, Diretor da Uvesp e vice-presidente da UVB Luís Mário, e os vereadores e membros da Comissão de Acessibilidade Coronel Rozendo(PV) e Cláudio do Sorocaba I(PR).

( Assessoria de Imprensa vereador Helio Godoy - PSDB )