07/05/2010 16h40

Durante reunião, realizada na tarde desta sexta-feira(7), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo , presidida pelo vereador Anselmo Neto (PP),discutiu o posicionamento a ser adotado diante do fato de brindes e cestas básicas terem sido sorteados no plenário da Casa de Leis.

O sorteio aconteceu durante uma audiência pública, requisitada e presidida pelo vereador Emílio Oliveira (PMN), o Ruby, na noite da última segunda-feira(3).O tema proposto para o encontro foi : Simpósio sobre as Relações de Trabalho na Atual Conjuntura Nacional.

A audiência foi transmitida, ao vivo, pela TV Legislativa e pelo site da Câmara. O fato chamou a atenção da imprensa e da Comissão de Ética, que decidiu analisar o caso, para determinar se houve ou não quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Ruby.

A Comissão  elaborou um ofício com vários questionamentos direcionados ao vereador Ruby, que terá um prazo de cinco dias úteis, a partir da próxima segunda-feira (10), para apresentar sua defesa por escrito.

O material e a cópia de vídeo da audiência pública, presidida pelo parlamentar , servirão de base para a elaboração de um relatório que apontará  as providências a serem tomadas.

“Se for caracterizado que houve quebra de decoro parlamentar  daremos início a um processo de cassação de mandato, caso contrário o vereador poderá ser advertido por escrito”, explica Anselmo Neto. A comissão  tem 30 dias para concluir o trabalho em relação ao caso Ruby.