13/05/2010 09h09
 

 O vereador Helio Godoy (PSDB), presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, participou na manhã desta quarta-feira (12), da entrega dos 272 apartamentos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado), no Conjunto Habitacional “Vereador Belini”, no Jardim Tulipas.

 A cerimônia contou com a presença do Governador Alberto Goldman, do prefeito Vitor Lippi (PSDB), vereadores, secretários municipais, e centenas de moradores das áreas de risco que foram beneficiados pelo programa Municipal de Regularização Fundiária.

Godoy é autor do projeto de lei aprovado pela Câmara que dá o nome de ‘Conjunto Habitacional Vereador Belini’ ao Sorocaba R, como homenagem ao ex-vereador e professor Thomaz Fernando Belini.

A viúva do ex-vereador, Jane Belini e o Filho Paulo Belini, também estiveram na cerimônia de entrega dos apartamentos. Jane Belini foi convidada a entregar a chave a uma das famílias e se emocionou com a homenagem .

“Estou imensamente emocionada com esta justa homenagem ao meu marido que tanto batalhou para os mais necessitados quando foi vereador na Câmara Municipal”, disse.

Através da Lei do vereador Helio Godoy, também foram denominadas duas ruas internas do bairro: Alameda da Justiça e Alameda da Cidadania. “Estamos proporcionando dignidade às famílias do bairro e promovendo sua cidadania, pois agora elas têm casa própria e endereço certo”, justificou Helio Godoy.

Thomaz Fernando Belini  

Natural da cidade paulista de Agudos, Belini começou sua carreira política em 1983 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), quando ocupou pela primeira vez uma cadeira na Câmara de Sorocaba. Era suplente do vereador Paulo Mendes, que, na ocasião, deixou o Legislativo para assumir a Secretária de Governo na gestão do então prefeito Flávio Chaves.

 Em 1988, Belini se reelegeu vereador, atuando na Câmara Municipal de Sorocaba por duas legislaturas: 1983-1988 e 1989-1992. “Ele teve um trabalho destacado na Câmara em defesa da comunidade sorocabana”, afirma Helio Godoy. Em 1993, Belini participou como assessor técnico do governo do então prefeito Paulo Mendes, ocupando cargo na Secretaria de Educação e Cultura.

 Trabalho social — Belini era católico atuante, participava da Comunidade Vicentina e trabalhava em ministérios da Paróquia São Paulo Apóstolo. “A denominação de um conjunto habitacional de interesse social é uma justa homenagem a um ex-integrante desta Casa de Leis. Belini era conhecido no município e realizou um ótimo trabalho como vereador de Sorocaba”, justifica Helio Godoy.