25/05/2010 17h41

Os vereadores Rozendo de Oliveira, Helio Godoy e Izídio de Brito vão buscar subsídios para novo pólo tecnológico

Os vereadores Rozendo de Oliveira (PV), Helio Godoy (PSDB) e Izídio de Brito (PT) participam da IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada em Brasília, de quarta-feira, 26, a sábado, 28, convocada por decreto do presidente da República de 3 de agosto de 2009. Os três parlamentares integram a Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, criada por iniciativa do vereador Helio Godoy e presidida por Rozendo de Oliveira.

“Estamos implantando o nosso pólo tecnológico e, juntamente com os demais membros da comissão, a nossa participação na conferência é muito importante. Nosso objetivo é trazer para Sorocaba as últimas inovações tecnológicas, necessárias para o nosso pólo”, afirma Rozendo de Oliveira, que está inscrito em nove palestras da conferência.

Helio Godoy (foto), como autor do projeto de resolução que criou a Comissão de Ciência e Tecnologia e do requerimento que possibilitou o envio de representantes da Câmara ao evento, também enfatiza a importância da participação do Legislativo sorocabano na conferência. O vereador enfatiza que a comissão tem estudado a questão da ciência e tecnologia, inclusive a aproximação entre a indústria e os centros de pesquisa, como as universidades.

A primeira Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu em 1985, convocada pelo primeiro ministro da Ciência e Tecnologia, Renato Archer. Somente 16 anos depois, em 2001, foi realizada a segunda conferência. A terceira foi realizada em 2005. A quarta conferência deverá vai discutir o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010.