06/08/2010 13h00

O vereador Ditão Oleriano (PMN) está pedindo informações à prefeitura sobre a realização de campanhas permanentes para divulgar métodos de controle de natalidade como vasectomia e laqueadura. O vereador lembra que devido à falta de informação ainda há muito preconceito com estes procedimentos.

“Embora não seja amplamente divulgado, a vasectomia e a laqueadura são métodos rápidos de controle de natalidade e realizados gratuitamente pela rede pública de saúde”, afirma Ditão. Desde 1996, quando foi aprovada a lei que regulamenta o planejamento familiar, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza os procedimentos como alternativas de anticoncepção. A lei também definiu critérios para a realização das cirurgias.

No requerimento o vereador destaca a importância das cirurgias no planejamento das famílias. “Tenho observado o crescimento constante da nossa cidade e também o aumento de crianças nas ruas, principalmente na periferia”, afirma Ditão. Entre os dois procedimentos a laqueadura é permanente, já a vasectomia é reversível.