20/08/2010 17h01

João Donizeti (PSDB) argumenta que o projeto irá contribuir para a preservação das nascentes, por meio de ajuda aos produtores rurais

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, defende a inclusão do município de Sorocaba no Projeto Mina D’Água da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Criado no ano passado, por meio de lei estadual, o Projeto Mina D’Água é desenvolvido em parceria com os municípios e contempla ações voltadas para a proteção de nascentes, desde monitoramento e vigilância até o plantio de mudas e espécies nativas.

“O Projeto Mina D’Água remunera os produtores rurais que protegerem suas nascentes por um período de até cinco anos e já contempla 22 municípios paulistas”, afirma João Donizeti, lembrando que o Estado repassa R$ 3,5 milhões para cada município contemplado pelo programa. Em contrapartida, o município deve ter Conselho Municipal de Meio Ambiente e, de preferência, desenvolver ações no âmbito do Pacto das Águas e do Projeto Município Verde.

“Sorocaba atende todos os requisitos para integrar o projeto. A Secretaria do Meio Ambiente e o Saae já estão realizando um trabalho de preservação de mais de 2.800 nascentes nas áreas urbana e rural do município”, salienta o vereador. João Donizeti é presidente da Comissão Águas de Sorocaba e autor de várias leis de proteção e desenvolvimento do meio ambiente, entre elas, a Lei 7.974/2006, que cria o Sistema Municipal de Preservação de Nascentes e Mananciais, e a Lei 8.913/2009, que institui o Programa Adote uma Nascente.

Para João Donizeti, a participação do município no programa é essencial: “Sorocaba não é um território rico em recursos hídricos e a maioria das propriedades rurais conta com nascentes para fornecerem água não apenas para o consumo doméstico como também para a manutenção de suas atividades econômicas”, argumenta. O vereador acrescenta que 85% da água destinada ao abastecimento público em Sorocaba tem origem em municípios vizinhos, daí, segundo ele, a importância ainda maior de preservar os recursos hídricos do próprio município.