08/11/2010 17h05

Marinho Marte recebeu a Medalha Aluísio de Almeida do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS), foi homenageado com a Medalha Cultural Aluísio de Almeida, a mais alta honraria concedida pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. A medalha foi entregue na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, na noite de sexta-feira (5), durante Sessão Magna da entidade em comemoração ao nascimento do historiador Aluísio de Almeida.

Marinho Marte também foi escolhido para ser o orador em nome de todos os homenageados, entre eles, o ex-ministro Almino Affonso, atual secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo. Presidido pelo professor e historiador Adilson Cezar, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico concedeu aos homenageados o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos, o Colar Evocativo do Jubileu de Brilhante da Revolução Constitucionalista de 1932 e o Colar Almirante Álvaro da Mota e Silva, além de diplomas de gratidão e reconhecimento.

O monsenhor Luiz Castanho de Almeida, que se tornaria conhecido como Aluísio Almeida, nasceu em 6 de novembro de 1904, no município paulista de Guareí, e morreu em 28 de fevereiro de 1981. A partir da década de 30, já ordenado padre, radicou-se em Sorocaba. Sua obra mereceu elogios do historiador Sérgio Buarque de Holanda. Entre seus livros destacam-se: O Tropeirismo e a Feira de Sorocaba (1968), História de Sorocaba (1969) e Vida e Morte do Tropeiro (1971). O evento faz parte das comemorações da Semana Aluísio de Almeida.