08/11/2010 18h57

Atendendo reivindicação dos moradores, Helio Godoy (PTB) quer que a Prefeitura desaproprie área no Jardim Humberto de Campos para construção de escola

Cerca de 500 alunos de 1º a 4º ano da Escola Estadual Humberto de Campos, no Jardim Humberto de Campos, deverão ser transferidos para escolas situadas em bairros vizinhos. A medida está preocupando os moradores do bairro, que procuraram o vereador Helio Godoy (PTB) em busca de uma solução para o problema. “A maioria dos pais não tem condições de levar e buscar seus filhos na escola, o que gera uma preocupação com a segurança dos alunos se a escola for longe”, afirma Godoy, lembrando que grande parte dos alunos são crianças entre 7 e 10 anos.

Como a Escola Estadual Humberto de Campos deixará de atender a primeira fase do ensino fundamental, os alunos serão transferidos para as escolas municipais Avelino José, Edem Digiampietri e Benedicto J. Nunes e as estaduais Reverendo Ovídio e Monsenhor João Soares, todas elas em outros bairros. Para Helio Godoy, o correto é construir uma nova escola no próprio bairro, evitando que as crianças tenham que se deslocar por longas distâncias para estudar.

Em requerimento apresentado na Câmara Municipal, Helio Godoy salienta que há uma área situada entre as ruas Humberto de Campos, Rosa Maria de Oliveira e 15 de Agosto, com aproximadamente 10 mil metros quadrados, que pode ser desapropriada para a construção da escola. “Hoje, existem no local apenas um campo de futebol e um posto de combustível fechado pelo proprietário. A desapropriação não vai desabrigar famílias”, ressalta o vereador.

Helio Godoy salienta que há recursos para a construção da escola, uma vez que o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado justamente com o objetivo de unir esforços das três esferas de governo — União, Estados e Municípios — no sentido de garantir educação básica para todos. Segundo estimativas do MEC, o Fundeb totaliza 83 bilhões de reais em 2010 e o Estado de São Paulo conta com mais de 21 bilhões de reais para a educação básica.

Em seu requerimento, o vereador solicita dados da área, mapas, memoriais descritivos, situação fiscal (dados do IPTU, pagos ou não), bem como matrícula atualizada da área e proprietário. Godoy quer saber, ainda, se há a possibilidade de ser construída uma nova unidade educacional de ensino básico na região dos bairros Humberto de Campos e Jardim Zulmira e solicita estudo nesse sentido.

(Com Assessoria de Imprensa do vereador Hélio Godoy/PSDB)