08/11/2010 19h58

Para Claudemir Justi (PSDB), a possível volta da CPMF representa um retrocesso e vai onerar ainda mais contribuinte

“A CPMF é um imposto ruim, que incide em cascata, e sua volta causa surpresa em toda a nação, pois essa possibilidade não foi discutida durante a campanha eleitoral.” A afirmação é do vereador Claudemir Justi (PSDB), que apresentou moção de repúdio a um possível retorno da CPMF, uma vez que a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira voltou a ser cogitada pelo governo federal e a presidente eleita Dilma Rousseff.

“Os 40 bilhões anuais da CPMF nunca fizeram falta para a política de saúde ou para garantir o financiamento do Estado, pois a arrecadação do país, em 2010, está crescendo 13%”, afirma Justi. No entender do vereador, a CPMF “representa um retrocesso” e vai onerar ainda mais os contribuintes: “O brasileiro já trabalha mais de três meses do ano só para pagar imposto. É um absurdo querer aumentar ainda mais essa carga tributária recriando a CPMF”, afirma. “Uma deformidade tributária como essa não existe em nenhum lugar do mundo”, acrescenta.

Como a volta da CPMF passa pelo Congresso Nacional, que teria de votar projeto de lei do governo nesse sentido, a moção de repúdio de Claudemir Justi, caso aprovada, será encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (vice-presidente eleito); ao presidente do Senado, José Sarney; às lideranças no Congresso Nacional e líderes partidários; ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e à presidente eleita Dilma Rousseff. O vereador também solicita envio de cópia da moção às Câmaras Municipais do Estado de São Paulo.