23/11/2010 15h18

Por iniciativa do vereador Francisco França (PT), o padre José Luiz de Moraes, o Padre Giba, recebeu o título de Cidadão Emérito

Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (22), a Câmara Municipal de Sorocaba concedeu o título de Cidadão Emérito ao padre José Luiz de Moraes, o Padre Giba, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Povo, em Brigadeiro Tobias. O autor da homenagem foi o vereador Francisco França (PT) e a sessão solene foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS). Os vereadores Geraldo Reis (PV) e Izídio de Brito (PT) também estiveram presentes à homenagem.

Natural de Sorocaba, onde nasceu em 1955, foi ordenado diácono em 1990 e cursou filosofia e teologia na Diocese de Sorocaba. Após ser ordenado padre, começou a trabalhar no município de Piedade, onde permaneceu por 12 anos. “Nesse período dedicou-se especialmente à evangelização dos lavradores e suas famílias, apoiando iniciativas de autogestão, como a venda direta de seus produtos agrícolas aos consumidores de Sorocaba, São Paulo e Votorantim”, afirmou Francisco França na justificativa da homenagem.

Francisco França destacou, ainda, que Padre Giba deu apoio às famílias que foram transferidas de áreas de risco para o Habiteto, desenvolvendo na região a Pastoral do Menor, e estimulou a formação do Círculo de Trabalhadores Cristãos em Sorocaba, um movimento que oferece apoio e assistência aos trabalhadores. Segundo França, esse trabalho social desenvolvido pelo Padre Giba em Sorocaba e região foi o principal motivo da homenagem.