23/11/2010 17h21

Ex-presidente da Associação Paulista de Magistrados, o desembargador Nelson Calandra recebe o título de Cidadão Sorocabano por iniciativa do vereador Carlos Cezar (PSC)

O desembargador Henrique Nelson Calandra, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, irá receber o título de Cidadão Sorocabano em sessão solene que será realizada nesta quarta-feira (24), às 16h30. A iniciativa é do vereador Carlos Cezar da Silva (PSC, foto), que ressaltou a importância do trabalho do magistrado.

“O desembargador Nelson Calandra foi presidente da Associação Paulista de Magistrados, atuando em defesa da independência da magistratura e da promoção da Justiça”, afirma Carlos Cezar. O vereador ressalta que o homenageado foi juiz em várias comarcas do interior e é um dos maiores defensores no país do fortalecimento dos Judiciários estaduais.

Paulista de Itaquaquecetuba, onde nasceu em 16 de julho de 1945, Nelson Calandra é bacharel em Direito pela PUC-SP, com especialização em direito empresarial pela Associação Paulista da Magistratura. Começou sua carreira, em 1981, como juiz substituto na comarca de Pirassununga.

Em 2005, Nelson Calandra foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Também foi coordenador, pelo Tribunal de Justiça, do Projeto Brasil 2022 em colaboração com o PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais). Foi eleito presidente da Associação Paulista dos Magistrados, cargo que exerceu entre 2008 e 2010.