30/11/2010 12h39

O vereador José Crespo (DEM), autor da iniciativa, quer discutir de forma ampla as justificativas do Executivo para o aumento

Acontece nesta quarta-feira (1º), às 19h30, na Câmara Municipal, uma audiência pública convocada pelo vereador José Crespo para debater a proposta de aumento da taxa de remoção de lixo encaminhada pelo prefeito Vitor Lippi ao Legislativo. O prefeito afirma que o aumento será de 15%; cálculos do vereador José Crespo indicam que será de 23%.

Uma das explicações da Prefeitura na tentativa de justificar a proposta de aumento é a de que será preciso reforçar o caixa da Prefeitura para cobrir as despesas com a exportação do lixo doméstico para um depósito em Iperó, em virtude da desativação do aterro sanitário do Retiro São João.

Crespo não concorda com esse argumento. Ele pesquisou o assunto e tem sólidos motivos para acreditar que o argumento da Prefeitura é, no mínimo, uma desculpa esfarrapada para aumentar o já substancioso orçamento do município para 2011, tirando mais dinheiro do bolso dos contribuintes.

O aterro sanitário do Retiro São João iniciou suas atividades em 1987, com previsão de funcionamento para dez anos. Em 2010 foi proibida a continuidade de sua operação, pelo fim da capacidade de continuar recebendo lixo.

“A Prefeitura sabia perfeitamente, há mais de dez anos, que deveria providenciar um novo aterro. Fez algumas tentativas, mas na prática só protelou o fim das operações daquele depósito de lixo, optando por um contrato emergencial (sem licitação) para utilizar o aterro sanitário de Iperó, operado por uma empresa privada, ao custo mensal de R$ 847 mil”, expõe o vereador Crespo.

E acrescenta: “Em junho, durante audiência pública, a Prefeitura garantiu que não iria onerar ainda mais os contribuintes sorocabanos com essa despesa — o que, no final de outubro, se revelou uma farsa, com o prefeito enviando projeto de lei à Câmara propondo o aumento da taxa de remoção de lixo num índice anunciado de 15%, mas que na verdade é de 23%”.

Para o vereador Crespo, “essa proposta de aumento, que ainda contém muitos aspectos nebulosos e mal explicados, é de interesse de todos os proprietários e locatários de imóveis urbanos de Sorocaba, sejam residenciais, comerciais ou industriais, razão pela qual estamos convidando todos os interessados a debater esse assunto na audiência pública desta quarta-feira”.

Quem estiver interessado, mas impossibilitado de se dirigir à Câmara para a audiência, dela poderá participar via telefone ou por email. O evento será transmitido pela TV Legislativa (canal 6 da NET).

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)