24/01/2011 16h28
 

Moko Yabiku (PSDB) defende que Sorocaba crie programa semelhante ao criado em Votorantim

 

As pontas de cigarros, também conhecidas como “bitucas”, representam parte expressiva do lixo atirado nas ruas e, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado em 2009, elas representam 40% de todo o lixo marinho do Mar Mediterrâneo. Mas as pontas de cigarro, de predadoras do meio ambiente, podem ser transformadas em adubo orgânico. É o que propõe o vereador Moko Yabiku (PSDB), por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal.

 

O vereador quer que a Prefeitura de Sorocaba siga o exemplo da Prefeitura de Votorantim e implante no município um programa de coleta e transformação de bitucas de cigarro em adubo orgânico. Segundo Yabiku, desde a promulgação da Lei Antifumo, as prefeituras paulistas constataram um aumento do volume de pontas de cigarro atiradas nas ruas e demais espaços públicos. “Elas são levadas para o rio pelas chuvas, causando grande dano ao meio ambiente”, salienta.

 

Segundo estudos de especialistas, as pontas de cigarro levam até cinco anos para se decompor no meio ambiente. “E não é só no Mediterrâneo que elas representam mais de um terço do lixo marinho. Também na costa do Equador foi constatado que o lixo proveniente do cigarro representa mais da metade dos resíduos”, observa Moko Yabiku. Em seu requerimento, o vereador quer saber da Prefeitura se é possível estabelecer parceria com a iniciativa privada, a exemplo de Votorantim, para implantar o programa no município.