26/01/2011 15h45

Moko Yabiku (PSDB) afirma que esse projeto é uma necessidade dos feirantes e de expressiva parcela da população

“A modernização das feiras livres é um compromisso com seis anos de atraso e que não pode mais ser adiado.” Quem faz a afirmação é o vereador Moko Yabiku (PSDB), que, por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal, cobra do prefeito Vitor Lippi a previsão de uma data para que seja iniciado o processo de modernização das feiras livres, com a definição das feiras que irão funcionar como projeto-piloto.

Moko Yabiku ressalta que as feiras livres, além de fazerem parte da tradição da cidade, representam expressiva parcela da economia popular, servindo de ganha-pão para muitas famílias e oferecendo produtos hortifrutigranjeiros baratos e de qualidade para a população. “Elas só precisam de uma estrutura digna para funcionar, com mais conforto para os feirantes e os consumidores”, enfatiza.

Compromisso de campanha — Em seu requerimento, o vereador tucano lembra que o processo de modernização das feiras foi um compromisso de campanha do prefeito Vitor Lippi em 2004. “E esse compromisso foi avalizado por mim, pois, no segundo turno da campanha, os nossos adversários espalharam que o então candidato Vitor Lippi, se eleito, iria acabar com as feiras livres. Fui encarregado, então, de percorrer cada uma delas, conversando com os feirantes, e desmentindo o boato”, relembra o vereador.

Além de desmentir o boato, Moko Yabiku conta que, na época, em nome do candidato Vitor Lippi, firmou compromisso com os feirantes de que as feiras livres seriam modernizadas. Entre as melhorias previstas no compromisso de então, constavam o reforço da segurança, principalmente nos finais de semana; a instalação de banheiros químicos e a colocação de pontos de energia elétrica para determinadas barracas.

Espaço cultural — “Desde a minha posse em 2005, tenho cobrado este compromisso assumido, bem como a modernização completa das feiras, com a padronização das barracas, uniformes e cursos para os feirantes, mas até agora esse processo de modernização não tem uma data definida”, lamenta Yabiku. Em seu requerimento, o vereador solicita à Prefeitura o estabelecimento de uma data precisa para o início do processo de modernização e a definição de que feiras livres irão funcionar como projeto-piloto.

Yabiku lembra que a Prefeitura chegou a fazer parceria com a Uniso (Universidade de Sorocaba), para o desenvolvimento das barracas, e com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que iria oferecer cursos para os feirantes, além de convênio com o Banco do Povo. “Acompanhei atentamente todo esse processo ao longo dos últimos seis anos e creio que é hora de fixar uma data para que tenha início”, reitera o vereador.

Em seu requerimento, Moko Yabiku sugere, ainda, que as feiras livres, nesse processo de modernização, sejam usadas também como espaço cultural, sediando projetos como o Cultura nos Bairros e a Banda no Coreto. O vereador é taxativo: “A modernização das feiras livre, além de ser um compromisso da campanha eleitoral de 2004, é uma necessidade dos feirantes e de expressiva parcela da população que nunca deixou de freqüentá-las”.