26/01/2011 17h23

Marinho Marte (PPS) ressalta que Antonio Carlos Viana Santos foi um sorocabano que engrandeceu a Justiça no Estado e no país

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Marinho Marte (PPS), lamentou a morte do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, ocorrida nesta quarta-feira (26). O desembargador era sorocabano e Marinho Marte lembra que, em razão de sua posse na presidência do TJ, a Câmara Municipal aprovou, em abril do ano passado, votos de congratulações de sua autoria, que, por questões de agenda, não chegaram a ser entregues ao homenageado.

“O desembargador Antonio Carlos Viana Santos honrou a Justiça do Estado e do país. Ele trabalhou arduamente pela informatização do Judiciário e, como presidente da Associação Paulista de Magistrados, lutou pela democratização da Justiça”, afirma Marinho Marte. “Sua morte é uma grande perda para o Estado e o país, mas tem um peso maior em Sorocaba, por uma questão afetiva, pois ele era sorocabano e tinha orgulho de sua terra”, salienta, ressaltando que, em 2005, a Câmara Municipal concedeu ao desembargador o título de Cidadão Emérito, por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB).

Natural de Sorocaba, onde nasceu em 21 de setembro de 1942, o desembargador Antonio Carlos Viana Santos formou-se em direito pela USP em 1965 e, depois de exercer o cargo de procurador da Prefeitura de Osasco, ingressou na magistratura em 1969, atuando em Jundiaí. Em 1988, tornou-se desembargador e, em 4 de janeiro do ano passado, tomou posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Estado, eleito para um mandato de dois anos. Também exerceu o magistério por 44 anos e foi o fundador e primeiro presidente da Associação Paulista de Magistrados.