26/01/2011 17h54

Na manhã desta quarta-feira (26), o vereador Helio Godoy (PTB), esteve junto com o prefeito Vitor Lippi (PSDB), vistoriando os trechos em obra na Rodovia Raposo Tavares, dentro do perímetro urbano de Sorocaba.

Godoy levou o prefeito até o Km 101 + 500, no sentido interior, por onde irá passar uma das marginais que estão sendo construídas pela concessionária Viaoeste.

A intenção do parlamentar era explicar um dos motivos de sua preocupação com a obra.”Mostrei ao Vitor Lippi que naquele local funcionam várias empresas, a maioria concessionárias de veículos, e que além da marginal, será necessária a oficialização da rua existente no local para viabilizar o acesso às empresas, dentre outros pontos onde há a necessidade de melhor adequação dos acessos”, explicou.

O vereador também disse ao prefeito que esta etapa da adequação cabe à prefeitura, assim como a sinalização da via que deverá ser implantada. “A rua precisa ser reconhecida, oficializada, como via pelo Executivo”, disse Godoy.

Ainda de acordo com o parlamentar, Vitor Lippi  entendeu a preocupação que os empresários haviam passado ao vereador Godoy . “Ficou acordado que nos próximos dias será feita reunião com a participação de técnicos da Viaoeste e da Urbes, para que seja feito um estudo da obra e adequação dos acessos”, comemorou.

Outro assunto discutido  foi a reunião na sede da Viaoeste, em Barueri , com diretores e engenheiros da concessionária. Godoy , foi recebido pelo diretor de operações da empresa, Eduardo Camargo, que  anunciou a construção de um novo viaduto, interligando a Av. Armando Pannunzio à SP 264 – Rodovia João Leme dos Santos.

“A construção do novo viaduto no Km 104 vai além de melhorar o acesso a Rodovia Raposo Tavares á cidade de Sorocaba, viabiliza o início da duplicação da SP 264, uma outra grande demanda da região”, explicou.

Outra novidade é a iluminação da passagem de nível nos acessos à  Uniso e do Jardim capitão ao Novo Mundo. “ A Viaoeste informou que já encaminhou o material necessário para que a prefeitura realize a implantação dos postes e das lâmpadas”, afirmou Godoy.

Também foram apresentadas alternativas para o trecho que vai do Km 100 ao 102, da rodovia e precisa de sinalização. “Em relação a esse problema o diretor de operações da concessionária se comprometeu a mobilizar a prefeitura e a Urbes para uma reunião em Sorocaba”.

Ampliação das marginais

Godoy trouxe informações sobre a alteração do projeto de construção das marginais. O parlamentar explica que a Artesp liberou a ampliação do trecho no sentido interior. “ A previsão era a  implantar o dispositivo até o Km 105, mas a marginal será estendida para o Km 106, onde há um retorno”, disse. Já no sentido contrário, a mudança será mais 3km, em relação ao projeto inicial , chegando até a Uniso e a Avenida São Paulo. “ Além da questão da segurança para os alunos, irá facilitar o acesso a Cidade Universitária”, comemora.

Durante a reunião a Viaoeste firmou  compromisso de participar de um encontro com a Urbes e representantes da comunidade para avaliar os impactos das marginais no trecho urbano do Município.

Acompanhando a obra

Desde que a construção das marginais foi anunciada pela Viaoeste , o vereador Helio Godoy passou a questionar o impacto do serviço para a população, principalmente dos bairros cortados pela rodovia.

No ano de 2010, o vereador presidiu duas  concorridas audiências públicas sobre o assunto, além de ter feito várias gestões junto à Artesp e outros órgãos para tratar da questão.

Na última audiência pública, realizada por iniciativa do vereador, houve grande participação de representantes de empresas situadas nas marginais da Raposo Tavares, preocupados com o impacto das obras sobre a economia da região, que também conta com vários condomínios. Godoy observa, ainda, que os transtornos causados pelas obras tendem a se agravar a partir de fevereiro, com a volta às aulas.

“O importante é que agora a Viaoeste esta disposta a ouvir os reclames da comunidade e dentro do possível adequar as necessidades dos sorocabanos e  a segurança da rodovia” conclui

( Com assessoria do vereador Helio Godoy -PTB)