03/02/2011 16h37

Para que a maioria das pessoas interessadas no processo legislativo possa assistir as sessões da Câmara Municipal, o vereador José Crespo está propondo que elas passem a ser realizadas à noite – e não mais no período da manhã, como acontece hoje.

Projeto de Resolução nesse sentido foi protocolado ontem pelo vereador, que, nessa matéria, recebeu o apoio e a assinatura do presidente da Comissão de Justiça da Casa, Anselmo Rolim Neto.

Nos termos do projeto de Crespo, as sessões ordinárias da Câmara se iniciaram às 18h45 e terminariam três horas e meia depois (22h15), ao invés do período das 08h45 às 12h45 previsto hoje pelo regimento interno do Legislativo.

Ao apresentar o projeto, Crespo o fez acompanhar da seguinte justificativa:

“Este Projeto de Resolução é apresentado com o objetivo de mudar o horário de realização das sessões ordinárias desta Casa, transferindo-as do período da manhã, como ocorre hoje, para o da noite. Ele não altera o horário de duração das sessões, que continuará sendo de 03h30m – três horas e trinta minutos.

A imensa maioria dos cidadãos e cidadãs trabalha no chamado horário comercial. Dentre essas pessoas, as interessadas nos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores hoje só podem acompanhar e verificar tudo o que acontece nas sessões da Câmara através de reprise da TV Legislativa.

Com a realização das sessões ordinárias no período noturno, abre-se a possibilidade a qualquer um do povo que tenha outros compromissos durante o dia de assistir presencialmente as sessões, num incentivo à prática da cidadania e da democracia”.

O projeto de Crespo, se aprovado, vai mudar as sessões da Câmara para o período noturno a partir da próxima Legislatura de primeiro de janeiro de 2013, data de início da próxima Legislatura.

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)