22/02/2011 17h29

A afirmação é do vereador Helio Godoy (PTB), presidente da comissão especial que acaba de ser criada com o objetivo de estudar a retirada da via férrea do centro da cidade

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira, 22, a criação de comissão especial para discutir a retirada da via férrea do centro de Sorocaba com a conseqüente construção de um anel ferroviário em torno da malha urbana do município. Proposta pelo vereador Helio Godoy (PTB), que irá presidi-la, a comissão será formada pelos vereadores Rozendo de Oliveira (PV) e Izídio de Brito (PT), que juntamente com Godoy integram a Comissão de Ciência e Tecnologia, mais os vereadores Neusa Maldonado (PSDB), João Donizeti Silvestre (PSDB), Anselmo Neto (PP) e Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba I.

A criação da comissão especial foi aprovada por unanimidade e, segundo o vereador Helio Godoy, seus trabalhos terão início com a solicitação de informações para vários órgãos municipais e estaduais, além da própria ALL (América Latina Logística), concessionária responsável pela ferrovia. “Nós próximos dias, vamos marcar uma reunião com todos os membros da comissão para traçarmos as estratégias de trabalho. A construção do anel ferroviário poderá ser uma revolução econômica, por isso, vamos mobilizar a sociedade para alcançar esse objetivo”, adianta o presidente da comissão.

Para Helio Godoy, a construção do anel ferroviário é essencial para o novo ciclo de desenvolvimento do município: “Com a vinda da Toyota e a implantação do Parque Tecnológico, as novas indústrias que virão para Sorocaba irão precisar de uma malha ferroviária moderna, assim como as empresas da Zona Industrial, que também serão beneficiadas”. O vereador salienta que o anel ferroviário deverá ser totalmente integrado ao sistema ferroviário do país, desde a Ferrovia Norte-Sul, que está sendo construída pelo governo federal, até os ramais que levam aos países andinos, passando pelos demais troncos ferroviários.

Revolução no trânsito — Para Helio Godoy, a retirada dos trilhos do centro da cidade possibilitará uma “verdadeira revolução” no trânsito. “No lugar por onde passa a linha férrea, poderá ser construída uma segunda marginal, desde Votorantim até a região do Paço. Também haverá espaço livre para a abertura de várias avenidas interligando as regiões da cidade, melhorando consideravelmente o trânsito em todo o perímetro urbano”, explica o vereador, ressaltando que a medida também vai reduzir os riscos de acidentes.

“O vereador Rozendo [de Oliveira] nos informou que já existe um anteprojeto do anel ferroviário de Sorocaba elaborado pelo Exército Brasileiro, que tem avançada tecnologia na área, com engenheiros especializados em grandes obras de infra-estrutura de transporte. Vamos utilizar esse material como ponto de partida e também iremos buscar subsídios onde estão sendo construídos anéis viários, como o Grande ABC, além de Curitiba e Camaçari, na Bahia”, explica Godoy.

O vereador acredita que o trabalho da comissão especial é o primeiro passo para se viabilizar o anel ferroviário. “Essa é uma obra grandiosa, que demanda vontade política, viabilidade técnica e, sobretudo, suporte econômico. Por isso, vamos buscar apoio de órgãos como o Banco Mundial e o BNDES, que têm capacidade para financiar projetos dessa envergadura”, adianta Godoy. A comissão, segundo o vereador, também vai buscar o respaldo dos Ministérios dos Transportes e da Ciência e Tecnologia.

Fotos do mapa mostrando o futuro traçado do anel ferroviário podem ser vistos no sítio pessoal do vereador Helio Godoy (www.heliogodoy.com.br).