15/03/2011 15h19

O vereador José Francisco Martinez (PSDB) fala sobre leis de sua autoria e outros assuntos no Canal 16 da Net

O vereador José Francisco Martinez (PSDB) participou como convidado especial do Programa Social Bancário, que vai ao ar nesta quinta-feira (17), às 20 horas, pelo Canal 16 da NET. A segurança dos clientes de banco — uma das preocupações do vereador — é um dos principais temas da entrevista, em que Martinez não se esquiva de questões polêmicas, como o seu papel de líder do prefeito Vitor Lippi na Câmara Municipal.

Martinez é autor da Lei 8.146, de 23 de abril de 2007, que obriga as agências bancárias a isolarem visualmente os caixas, onde se dão as retiradas de dinheiro. “Essa medida evita que um possível cúmplice das quadrilhas veja o quanto está sendo sacado por um cliente e comunique o fato a seus comparsas”, explica o parlamentar.

O vereador também é autor da Lei 9.076, de 23 de março de 2010, que obriga os estabelecimentos financeiros a disporem de um local apropriado para o embarque, desembarque e transferências de valores, sem oferecer riscos aos clientes e com acesso restrito aos vigilantes e ao carro-forte, excluindo a possibilidade de uso de área ou via pública.

Meio ambiente – Durante a gravação do programa, José Francisco Martinez também respondeu perguntas sobre questões de meio ambiente e educação. O vereador falou sobre a lei de sua autoria que torna obrigatória a coleta seletiva em condomínios comerciais e residenciais e sobre a recente criação da usina de reciclagem de lixo tecnológico, também prevista em lei de sua autoria.

O Prêmio Trote Legal, criado por iniciativa de Martinez, com o objetivo de estimular o trote solidário nas instituições de ensino superior em Sorocaba, também foi abordado no programa. Por fim, Martinez respondeu perguntas sobre sua atuação como líder do prefeito na Câmara Municipal e se posicionou contrário à proposta que proíbe o uso de celulares em agências bancárias.