06/04/2011 16h23

A posse dos membros do conselho, por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), será no plenário da Câmara Municipal

A Zona Industrial de Sorocaba passará a contar com um Conselho de Segurança Pública (Conseg), que tem como principal objetivo planejar e promover ações integradas na área com a participação da comunidade. Por iniciativa do vereador João Donizeti (PSDB), os membros do novo conselho tomam posse no plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (7), a partir das 19h30, com a presença de autoridades policiais (civis e militares), além de representantes da sociedade.

“Trata-se de uma grande conquista da comunidade da Zona Industrial, que muito trabalhou para implantar esse conselho, oficialmente reconhecido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública”, afirma João Donizeti. Na última quinta-feira (10), o então presidente provisório do Conseg da Zona Industrial, César Ernani, juntamente com comerciantes e líderes comunitários, esteve na Secretaria Estadual de Segurança Pública, na capital paulista, quando o conselho foi homologado junto à pasta.

Para João Donizeti, a criação do conselho irá ajudar a definir uma política pública de segurança para a região, “tanto no que se refere ao policiamento efetivo, quando em relação a ações preventivas”. Outro efeito positivo do novo conselho, segundo o vereador, é que ele irá desafogar o Conseg Leste, como reconhece o próprio criador desse conselho, Carlos Alberto Alves Pereira (mais conhecido como Robson Peninha).

Já o presidente que tomará posse no Conseg da Zona Industrial, César Ernani Rodrigues Lourenço, ressalta que a importância da Zona Industrial – que representa 70% da arrecadação de Sorocaba e 1% do PIB do país – estava por merecer a criação do conselho. “É uma região em constante progresso, que precisa ser melhor tratada pelos poderes públicos, inclusive na área de segurança pública”, enfatizou.

Além de seu presidente César Lourenço, o conselho que tomará posse nesta quinta-feira é composto pelos seguintes membros: José Carlos de Paula Júnior, vice-presidente; Gilberto Ramos Júnior, 1º secretário; Fábio Henrique Mascarenhas, 2º secretário; Carlos Roberto Alves Pereira,  diretor social e de Assuntos Comunitários; José Evangelista dos Santos, Márcio Rodrigues dos Santos e Wander de Oliveira, membros da Comissão de Ética e Disciplina; e Guilherme Maganhato Costa, membro efetivo.