14/04/2011 16h49

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, por unanimidade em primeira discussão, projeto de lei de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Juventude, que institui, no calendário oficial do município, o Dia da Cardiopatia Congênita, a ser realizado anualmente no dia 12 de junho.

A vereadora define no projeto a cardiopatia congênita como uma doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração, que está presente desde o nascimento. Segundo ela salientou no discurso de defesa do projeto, a cardiopatia congênita é uma das principais causas de defeito de nascimento e óbitos no mundo inteiro.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada mil crianças nascidas vivas, pelo menos oito têm problemas no coração (cardiopatia congênita). A estatística não seria problema, se todas elas recebessem o tratamento adequado. Das seis milhões de crianças que nascem por ano no Brasil, em torno de 45 mil tem o problema, mas perto de 25 mil não são operadas, principalmente pela falta de vagas”, afirmou ela em discurso.

“Por falta de conscientização e de recursos muitas cardiopatias são diagnosticadas tardiamente, levando a complicações e muitas vezes ao óbito de crianças que poderiam ser evitados. A institucionalização de uma data poderá também ser uma oportunidade para compartilhar experiências e informações com o público e com a mídia, tomando este defeito congênito publicamente conhecido”, diz a parlamentar tucana na justificativa do projeto.

(Assessoria de Imprensa da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)