15/04/2011 12h59

A Comissão Especial para Acompanhamento das Condições dos Internos e do Atendimento Oferecido pelos Hospitais Psiquiátricos de Sorocaba ouviu na manhã desta sexta-feira, 15, familiares de pacientes que morreram durante internação em hospitais psiquiátricos do município.

Francieli da Silva, irmã de Rodrigo da Silva, e Jane Maria Antunes de Oliveira, mãe de Daniela Caldeira, deram seus depoimentos e responderam aos questionamentos dos parlamentares.  Presidida pelo vereador Izídio de Brito (PT) e tendo como relator o vereador Luis Santos (PMN), a comissão é formada pelos vereadores José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV) e Neusa Maldonado (PSDB).

Segundo os relatos, Rodrigo, 24, que era esquizofrênico, foi encontrado morto dias após fugir do hospital em que estava internado em Salto de Pirapora. Daniela, 30, internada pela primeira vez em um hospital de Sorocaba, morreu após entrar em coma decorrente de uma pneumonia. Os familiares denunciaram indícios de maus-tratos e negligência nos hospitais psiquiátricos.

Na próxima semana os membros se reunirão para decidir os convocados para a próxima reunião marcada para o dia 29.

Izídio destacou que, apesar de não ter tempo regimental, a comissão estabeleceu prazo de 90 dias para as oitivas, com reuniões semanais sempre as sextas-feiras. “Não descartamos uma comissão permanente de acompanhamento”, completou.