16/05/2011 17h16

Por iniciativa do vereador Marinho Marte (PPS), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, o Secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Dr. Lourival Gomes, recebeu o título de Cidadão Sorocabano, em cerimônia realizada no plenário da Casa de Leis, na última sexta-feira (13).

Na ocasião, também foi prestada uma homenagem ao CDP – Centro de Detenção Provisória de Sorocaba, pelos seus dez anos de fundação, na pessoa do diretor da unidade prisional, Dr. Márcio Coutinho.

Durante discurso Marinho Marte relembrou que o Dr. Lourival Gomes, paranaense de nascença, veio para São Paulo, onde cursou Direito na Faculdade de Direito de Itapetininga e Bacharelado em Ciências na Faculdade de Ciências e Letras de Avaré. Em 1971, ingressou na administração penitenciária do Estado, como escriturário, tornando-se, depois, agente de segurança.

“Grande parte da redução do índice de homicídios no Estado e em Sorocaba se deve à eficiência do sistema prisional e, sem dúvida, à abnegação de pessoas como o Dr. Lourival Gomes. Sob seu comando, a Administração Penitenciária conseguiu superar as traumáticas rebeliões do passado, restaurando a ordem social e garantindo a segurança pública – sem descuidar dos direitos humanos dos sentenciados”, afirmou Marinho Marte.

Diante de dezenas de autoridades presentes o homenageado agradeceu a honraria e disse guardar grande carinho por Sorocaba, cidade onde realizou o primeiro concurso público de sua bem sucedida carreira.