17/05/2011 15h24

Os problemas habitacionais enfrentados pelos moradores do Jardim Santo André II serão discutidos novamente em audiência pública na manhã desta quarta-feira, dia 18, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. A iniciativa é do vereador líder da bancada petista, Izídio de Brito Correia.

Há aproximadamente 13 anos, o Santo André II é alvo de um processo judicial para reintegração de posse. O problema no local começou quando o representante da marca Toyota em Sorocaba, Luiz Ramires, decidiu vender a área a cooperativa dos moradores, mas o negócio não foi concluído devido à contestação do valor que havia sido acordado. Em novembro de 2009, oito famílias foram despejadas e, em fevereiro do ano passado, o local foi declarado como Área de Interesse Social, o que não impediu que o pedido de reintegração fosse deferido e que até agora assombra, segundo os moradores, cerca de 1.500 pessoas.

No dia 18 de março deste ano, o parlamentar petista, membro da Comissão de Regularização Fundiária da Casa, realizou a primeira audiência pública que tratou da questão do bairro, porém, por parte do Poder Público sorocabano, compareceu apenas o membro da Defesa Civil, Benedito Zanin, designado pelo secretário Municipal de Governo, o vereador Paulo Mendes (PSDB).  Na oportunidade, Izídio de Brito lamentou a falta de representatividade do Executivo. “Mais de 150 moradores vieram aqui para saber qual o posicionamento da Prefeitura sobre a relação, mas voltaram para casa sem nenhuma informação”, lembra.

Todos os secretários Municipais, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e entidades, órgãos e empresas relacionadas às questões fundiárias do local foram convidados e/ou oficiados novamente, como feito na outra audiência. “Só esperamos que o cenário da audiência anterior não se repita e que alguma definição e prazos sejam assumidos pela prefeitura de Sorocaba, pois a população não pode continuar vivendo com essa insegurança”, ressalta.

A audiência acontecerá no plenário da Câmara Municipal a partir das 9h e será transmitida ao vivo pela TV Legislativa e pelo site da Casa de Leis www.camarasorocaba.sp.gov.br.