20/05/2011 16h47

Através de requerimento enviado a prefeitura, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), solicitou mais informações sobre a Campanha de Vacinação de Câncer de Colo do Útero, que se desenvolve através do vírus conhecido como HPV  e que é o responsável por 99,7% dos casos de Câncer em mulheres.

Segundo o autor do  requerimento, a cidade de Itu foi à pioneira na realização desta campanha no Brasil , “acredito que é muito importante que Sorocaba também possa realizá-lo”, afirma o Vereador.

No requerimento o Vereador cita que a idade da vacinação somente será eficaz para mulheres que nunca tiveram relações sexuais, por esse motivo a escolha da faixa etária, das meninas de 11 anos, embora as autoridades públicas indiquem a faixa de 10 anos e 25 anos mas, ele entende que seria melhor a vacinação entre meninas de 10 a 13 anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde são apenas 03 doses e a cada 500 mil mulheres em todo o mundo sofrem de Câncer de Colo do Útero, das quais pelo menos 250 mil, morreram.  No Brasil a doença é a segunda maior causa de morte entre as mulheres.

Para o vereador Martinez, a conscientização, a informação e campanhas, são primordiais no combate a doença. “É muito importante o envolvimento do poder público neste caso, pois, a cada dia, o número de morte de mulheres com a doença é muito grande. E com as campanhas, todas poderão se informar e tirar as dúvidas”, finaliza Martinez.

Assessoria de imprensa do vereador José Francisco Martinez (PSDB)