23/05/2011 10h49

Geraldo Reis (PV) quer consolidar uniforme e símbolos da Guarda Civil Municipal, com o objetivar de valorizar sua imagem perante a população

A exemplo do que já ocorre com as Polícias Militares e demais forças de segurança do país, a Guarda Civil Municipal (GCM) também precisa de uma identidade visual consolidada. Quem faz a afirmação é o vereador Geraldo Reis (PV), que, por meio de requerimento, está solicitando ao Executivo a criação de uma comissão para consolidar o padrão visual dos uniformes e demais símbolos da corporação, incluindo cor, insígnias e outros aspectos.

Segundo a Lei 4.519, de 13 de abril de 1994, em seu artigo 27, o uniforme da Guarda Civil Municipal é regulamentado por meio de decreto do Poder Executivo. “É isso que nos preocupa, porque nada impede que cada governo queira mudar o uniforme da corporação a seu bel prazer, descaracterizando sua identidade visual. Desde a criação da GCM a cor do uniforme é azul-marinho, a exemplo da maioria das Guardas Civis do país”, argumenta Geraldo Reis.

O vereador sugere que seja formada uma comissão, nos moldes da que foi criada para reestruturar a Guarda Civil Municipal, com o objetivo de fazer um estudo sobre o uniforme e demais símbolos usados pelos guardas. Segundo ele, preservar o uniforme e insígnias, inclusive na sede e equipamentos, é importante para consolidar a imagem da corporação. A comissão também ficaria encarregada de determinar o modo de uso do uniforme e o significado das insígnias, entre outras especificações a serem adotadas.

Para Geraldo Reis – que é guarda municipal e fez questão de tomar posse como vereador envergando o uniforme da corporação – a medida tem o objetivo de consolidar uma cultura de valorização da Guarda Civil Municipal e de profissionalização de seus membros. O vereador reitera, ainda, que a valorização do uniforme nas corporações voltadas para a segurança pública tem séculos de tradição, exemplificada pelo próprio Exército, cujos símbolos integram o imaginário popular.