23/05/2011 14h45

Para a vereadora Neusa Maldonado (PSDB), a medida tem o objetivo de tentar reduzir a violência entre jovens

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) está solicitando a implantação da figura do mediador sócio-educativo em todas as escolas municipais de Sorocaba. O profissional, formado em pedagogia ou psicopedagogia, tem a incumbência de identificar e mediar todas as formas de violência entre alunos, conscientizando e orientando os estudantes para evitar tanto o bullying quanto outros atos de violência. O requerimento com esta solicitação será deliberado na sessão desta terça-feira (24).

Escreve a parlamentar no requerimento que o profissional deve “identificar atos e adotar medidas de conscientização, prevenção e combate a toda forma de bullying escolar, sempre em consonância com a coordenação pedagógica da unidade educacional”. O profissional já deve integrar o quadro do magistério municipal, recebendo treinamento contínuo e específico para desempenhar a função de mediador.

“O mediador sócio-educativo deverá desenvolver prioritariamente, com apoio da direção da escola e da secretaria de Educação, ações que promovam a cidadania e os valores éticos e culturais; projetos que incentivem a integração social do adolescente e a convivência harmoniosa entre os diferentes, sem discriminação de cor, raça, credo, classe social, sexo ou opinião; incentivo e acompanhamento da participação da família como parceria da escola na educação dos filhos, procurando conhecer a realidade das famílias e ajudando a encontrar a melhor solução para os problemas educacionais, entre outras importantes ações”, defende Neusa Maldonado.

Também seriam atribuições do profissional, que receberia constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento, “a discussão semanal com os alunos por sala de aula sobre os problemas específicos da respectiva turma, após análise e discussão prévia com a coordenação pedagógica da unidade educacional; a organização e acompanhamento de passeios e ações educativas e culturais fora do ambiente escolar, além da promoção e articulação junto à comunidade escolar de ações educativas que visem à promoção da saúde”, escreve no requerimento.

(Assessoria de Imprensa da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)