23/05/2011 16h10

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Izídio de Brito Correia (PT), realizará na noite desta terça-feira, dia 23, a audiência pública “Luta Antimanicominal”, em homenagem ao dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Saúde Mental.

O movimento da Luta Antimanicomial foi fundado em 1987, quando foi firmado o compromisso em realizar manifestações com o intuito de mostrar e conscientizar a população brasileira de que é possível a recuperação de pacientes sem a existência de hospitais psiquiátricos.

A audiência, organizada pelo Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas), está prevista para iniciar às 19h30 e contará com a participação de representantes do Conselho Nacional de Saúde, das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, do Conselho Regional de Psicologia do Estadão de São Paulo e da Associação dos Familiares de Portadores de Transtornos Mentais de Sorocaba.

Segundo Lúcio Costa, representante local do Conselho Regional, Sorocaba  concentra o maior número de leitos de psiquiatria por habitantes em todo o Estado, distribuídos entre os Hospitais Jardim Das Acácias, Teixeira Lima, Vera Cruz e Mental. De acordo com levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2008 eram 586.680 mil habitantes e 1.455 leitos de psiquiatria registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O número corresponde a um leito para cada grupo de 403 habitantes e 9,52% do total de leitos em todo o Estado.

O vereador Izídio de Brito pretende cobrar, durante a audiência pública, a adesão dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps 3), centro que acolhe vítimas de surtos psiquiátricos temporariamente e com atenção profissional multidisciplinar. “Através de uma emenda aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias de Sorocaba para o ano de 2011, garantimos a implantação de uma unidade do CAPS 3, porém nada foi feito até agora”, salienta.

(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito Correia/PT)