25/05/2011 15h50

Vereador pede suspensão imediata do Programa Via Viva na Itavuvu

A solicitação da suspensão imediata das atividades do programa Via Viva na Avenida Itavuvu, feita pelo líder da bancada petista na Câmara Municipal, vereador Izídio de Brito Correia, através de requerimento, foi aprovada durante a sessão ordinária da última terça-feira, 24.

O pedido do parlamentar foi feito tendo em vista a interdição de trecho de mais de dois quilômetros, das 8 às 13 horas, interrompendo a passagem de ônibus em 20 pontos e o acesso de 24 vias públicas, além de comprometer todo o tráfego da Zona Norte.

Segundo Izídio de Brito, a Avenida Itavuvu, além de ser a principal via de acesso à região mais populosa de Sorocaba, senão a maior, é um dos maiores corredores comerciais da cidade, com inúmeras atividades econômicas que funcionam também aos finais de semana. “Isso faz com que o eixo jamais possa ser interditado”, acredita.

Para o petista, programas como o ‘Via Viva’ devem existir, mas em outros espaços alternativos localizados em toda a cidade, inclusive na zona norte, que, segundo ele, é carente de eventos culturais. “A falta de espaços compatíveis para a realização de atividades está evidente. Há mais de vinte anos, não vemos investimentos em parques que atendam a maioria dos bairros de nossa cidade e na construção de centros esportivos”, ressalta.

No documento, o vereador observa que, tendo em vista os últimos calendários de atividades culturais e de lazer da cidade, está evidente que são priorizados, invariavelmente, locais como o Parque do Campolim, Parque das Águas e dos Espanhóis, apenas, a exemplo da Virada Cultural Paulista deste ano, o que dificulta o acesso dos moradores das demais zonas.

Izídio afirma que todos os vereadores realizam proposituras sugerindo áreas e indicando necessidades quanto à construção de áreas de lazer, porém, o Executivo apenas responde, na maioria das vezes, que realizará estudos. Como exemplo, ele cita a construção de um grande parque na área que abrange a divisa do bairro Los Angeles até o Nova Sorocaba e dos fundos do Santa Luiza até o Laranjeiras, indicado por meio de requerimento de sua autoria.  “A instalação do parque lá contemplaria diversos bairros e serviria como espaço disponível para inúmeros grandes eventos, mas até agora, nada foi feito, nem manifestado”, assegura.

(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito/PT)