25/05/2011 18h19

 

Helio Godoy (PTB) consegue compromisso formal da Viaoeste

 

A audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (25), na Câmara de Sorocaba, sob o comando do líder do PTB, Helio Godoy, definiu novas obras e prazos para a correção das falhas das marginais da Raposo Tavares, mesmo sem a presença da Artesp e da Viaoeste.

 

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado não compareceu nem enviou comunicação justificando a ausência. Já a Concessionária de Rodovias do Oeste de São Paulo, empresa do Grupo CCR, informou, por ofício, que decidiu nesta terça (24) que não poderia participar por não ser uma reunião apenas com técnicos.

 

Mesmo sem a presença na audiência, a Viaoeste enviou seu diretor de Relações Institucionais, Sérgio Ribeiro, para colocá-lo à disposição do vereador, a fim de que as reivindicações reunidas por ele fossem atendidas ou pelo menos aprovadas medidas temporárias ou alternativas, a serem colocadas em prática na seqüência da reunião.

 

No encontro com o diretor de Relações Institucionais, Helio Godoy conseguiu ampliar as obras, incluindo propostas que não estavam no projeto original, como a iluminação sob os viadutos dos quilômetros 92 (trevo da Uniso) e 104 (trevo do Jardim Capitão e Parque Novo Mundo). A Viaoeste vai doar os equipamentos e a Prefeitura fará a instalação.

 

Também obteve a garantia do diretor Sérgio Ribeiro de que será feito um novo viaduto sobre o trevo da SP-264, já antecipando a necessidade que vai surgir com a duplicação da rodovia João Leme dos Santos, entre Sorocaba e Salto de Pirapora, anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas ainda sem data para começar.

 

Outra conquista alcançada pelo vereador na reunião com o diretor de Relações Institucionais foi a ampliação de mais 4 quilômetros das marginais em extensão. O trecho previsto no projeto original ia apenas do quilômetro 95 ao quilômetro 105, que foi concluído no dia 31 de março deste ano. Agora ela irá do quilômetro 92 ao quilômetro 106.

 

“Além das ampliações em relação ao projeto original, conseguimos respostas a todos os questionamentos que fizemos de correções e obtivemos o compromisso do diretor de que as obras estruturais serão antecipadas do final de 2012 para março do próximo ano”, afirmou.

 

Vereador agenda visita técnica da Urbes e da Prefeitura

 

O vereador Helio Godoy definiu na audiência pública desta quarta-feira, com os engenheiros José Carlos de Almeida, representante do presidente da Urbes, Renato Gianolla, e Roberto Araújo Bataglin, diretor de trânsito da empresa, que seja feita uma visita técnica deles e de representantes da Prefeitura à rodovia nesta sexta-feira (27), às 14h.

 

O objetivo é levantar tudo o que é possível ser feito pela Urbes e pela Prefeitura para melhorar a integração entre o trânsito municipal com o trânsito estadual na junção das vias de ligação da cidade com as marginais e as vias expressas da rodovia Raposo Tavares, principalmente no que se refere aos acessos de pedestres.

 

Godoy fez críticas à Urbes e à Prefeitura por não terem feito essa visita antes da implantação das marginais. Os engenheiros disseram que a Urbes e a Prefeitura não poderiam interferir no projeto executivo porque essa é uma atribuição do governo do Estado. Mas o vereador entende que as duas tinham poder de influência para alterar o projeto sim.

 

“O que estamos vendo agora é exatamente a mudança. A Viaoeste fez uma obra com defeitos e nem a Artesp, nem a Urbes e nem a Prefeitura apontaram nada. Com as reclamações de usuários, estudantes e empresários que chegaram até nós, essas correções terão de ser feitas. Mas elas vão custar mais dinheiro ao contribuinte”, disse Godoy.

 

Para ele, houve erros no projeto ao não se prever itens fundamentais como a iluminação. “Passam 6 mil pessoas no trevo da Uniso e outras mil no trevo do Jardim Capitão e Parque Novo Mundo. É uma questão de segurança”. Ele também reclamou dos problemas de falta de acessos e de sinalizações, além do empoçamento de água.

 

Raio X dos problemas e das soluções para as marginais

 

Remoção de poste e sinalização de solo

A área em que o poste está instalado (altura do km 103 da marginal leste) está em processo de desapropriação. Quando estiver concluído, a Viaoeste fará a adequação da geometria para a conversão do fluxo de veículos da marginal leste para a rua Antônio Aparecido Ferraz, incluindo a devida sinalização e a remoção do poste.

Por ora – Enquanto isto não acontece, será instalada uma defensa metálica.

 

Faixa de aceleração no acesso ao Viaduto Olinda L. Marthe

A Viaoeste não pôde fazer a faixa de aceleração nesse acesso porque a legislação não permite. Mas fez a canalização do tráfego, com sinalização específica (faixa exclusiva).

 

Regulamentação da velocidade

A Viaoeste não pôde fazer a regulamentação da velocidade porque esta deve ser uma atribuição do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). As marginais operam com velocidade máxima de 60 km/h. Por isso, a concessionária solicitou ao DER que faça a regulamentação.

Alternativa – A empresa pediu à Polícia Militar que implante radares no trecho e que faça a intensificação da fiscalização nas marginais por meio de blitze.

 

Acesso aos estabelecimentos lindeiros

A concessionária notificou os estabelecimentos lindeiros (às margens da rodovia) sobre a necessidade de adequação dos acessos. Essa é uma providência que tem de ser tomada pelos proprietários. Mas os projetos devem atender as normas rodoviárias.

Alternativa – Os proprietários de estabelecimentos nessas condições podem pedir à Prefeitura que faça um projeto de via coletora municipal, paralela à marginal, para atender a todos.

 

 Adequação da faixa de desaceleração na marginal oeste, no km 97

A adequação solicitada será feita e já está sendo elaborado o projeto. Ela permitirá acessar a rua Bolívia (entrada do Santo Supermercado).

 

Implantar faixas de aceleração e desaceleração e melhorar o raio de giro das alças na interseção do km 99

As obras solicitadas serão feitas e já está sendo elaborado o projeto.

 

Fazer interseção na pista oeste no km 100

A Viaoeste informa que precisa fazer uma faixa de aceleração no trecho e que vai realizar essa obra.

Por ora – Enquanto não implanta a faixa de aceleração, a empresa sinalizou a faixa 2 da marginal (pista oeste) de forma a canalizar o fluxo de veículos na faixa 1. Essa medida elimina o conflito de tráfego oriundo da avenida Antônio Carlos Cômitre, mas é uma medida provisória.

 

Implantar balizadores na pista leste no km 100

Em atenção à solicitação foram implantados os balizadores.

 

Colocar faixa de aceleração na interseção do km102

A obra será feita e já está em andamento.

 

Executar a drenagem

Para atender o pedido, será executado reparo do sistema de drenagem da marginal leste na altura do km 103, em frente à Coca-Cola.

 

Melhoria dos pontos de ônibus

Essas providências foram discutidas com a Urbes e em alguns dos pontos já estão sendo feitas. Nos demais estão sendo feitos ajustes técnicos nos projetos junto à Artesp para a implantação.

 

(Assessoria de Comunicação do vereador Helio Godoy/PTB)