27/05/2011 16h57

Presidida pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), audiência ouviu o secretário Ademir Watanabe, que apresentou balanço do primeiro trimestre

A Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude realizou na tarde desta sexta-feira, 27, audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, relativa ao primeiro trimestre do ano. Na audiência, comandada pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que preside a comissão, o secretário Ademir Watanabe apresentou dados sobre receitas e despesas da pasta e também sobre o atendimento realizado nas diversas áreas.

Durante o primeiro trimestre, as despesas totais da Secretaria de Saúde foram de R$ 55,7 milhões. O total de receitas (repasses e aplicações financeiras) foi de R$ 27,3 milhões e a Prefeitura aplicou R$ 28,4 milhões em recursos próprios na saúde, que totalizaram 51% das despesas neste primeiro semestre.

“Ao longo dos anos vem crescendo a participação da Prefeitura no custeio da saúde”, afirmou Ademir Watanabe. Segundo planilha apresentada pelo secretário, em 2003, os recursos próprios empregados pela Prefeitura na saúde foram de 50%. Esse percentual cresceu a cada ano até chegar ao patamar de 64% em 2009.

Aproveitando a audiência pública, a vereadora Neusa Maldonado fez um apelo à população para que não se descuide do combate ao mosquito da dengue e que cada cidadão procure evitar criadouros em seus imóveis.