30/05/2011 10h26

A Câmara sediou na manhã desta segunda-feira (30), audiência pública para apresentação das contas da prefeitura referentes ao primeiro quadrimestre de 2011, em cumprimento as metas fiscais estabelecidas no orçamento municipal.

Os números relativos às receitas e despesas do Município nos primeiros meses de 2011 foram apresentados pelo secretário de Finanças Fernando Furukawa em reunião presidida pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), que na ocasião representou o presidente da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, vereador Helio Godoy (PTB). O diretor do SAAE, Geraldo Caiuby, a presidente da Funserv (Fundação de Seguridade Social dos Servidores) Ana Paula Fávero Sakano e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sergio Ponciano, também participaram da prestação de contas.

Os números apresentados demonstraram aumento da arrecadação e diminuição do endividamento em comparação ao mesmo período de 2010. Com receitas totais de R$ 497 milhões no primeiro quadrimestre – 16% a mais que no ano anterior – o aumento da arrecadação tributária foi de 22%. Segundo o secretário, a dívida pública atual representa 19% da receita corrente líquida, o que deixa o Município em “situação bem confortável” diante do limite legal que é de 120%.