31/05/2011 16h55

A decisão foi tomada hoje em reunião da mesa diretora com os demais vereadores, comandada pelo presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS).

A Câmara Municipal de Sorocaba continuará mantendo o mesmo número de 20 vereadores para a próxima legislatura. A decisão foi tomada, na tarde desta terça-feira, 31, em reunião da mesa diretora com todos os membros da Casa, comandada pelo presidente do Legislativo sorocabano, vereador Marinho Marte (PPS).

De acordo com a Emenda Constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009, municípios com população entre 450 mil e 600 mil habitantes podem ter até 25 vereadores. Sorocaba, com 586.625 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE, enquadra-se nesse perfil, mas o colegiado da Casa optou por não aumentar o número de parlamentares.

Os vereadores decidiram, também, manter a mesma base de calculo para a fixação de subsídios da próxima legislatura. Durante a mesma reunião, discutiram, ainda, a criação de um cargo de assessor, que irá exigir de seu ocupante, no mínimo, o nível médio. Mas essa questão ainda não foi totalmente definida e a decisão final ocorrerá nos próximos dias.

“Essa decisão, como todas as demais tomadas nesta Casa de Leis, tem como base o respeito de todos os vereadores pela população sorocabana, da qual são os legítimos representantes”, afirma Marinho Marte. “A vontade popular tem sido o norte dos vereadores desta Casa e continuará sendo”, acrescentou.