01/06/2011 17h28

Helio Godoy (PTB) quer que a empresa apóie a mudança de traçado

O presidente da Comissão da Câmara de Sorocaba de Discussão da Construção de um Anel Ferroviário, Helio Godoy (PTB), cobrou nesta quarta-feira (1) da ALL (América Latina Logística), que administra o ramal ferroviário na cidade, o apoio para a mudança do traçado.

Helio Godoy quer levar o ramal instalado na região central para a área do distrito industrial, como forma de evitar os transtornos causados pelo trânsito e os riscos devido às cargas transportadas, além de facilitar o acesso das indústrias ao transporte ferroviário mais barato.

O assunto preocupa o vereador há tempos, mas começou a ser discutido com mais atenção nos últimos dois meses, desde a criação da comissão em fevereiro, em razão da instalação da Toyota, que deverá movimentar cargas de grande volume a partir do distrito industrial.

O vereador quer saber da ALL ainda qual a quantidade de cargas transportadas, o tipo e os cuidados para evitar acidentes. Também pergunta sobre a manutenção do ramal. Além de quantos recursos são gastos para realizar o transporte pelo sistema atual e pelo novo traçado.

A Prefeitura de Sorocaba é outra que está sendo questionada. No caso do prefeito Vitor Lippi (PSDB), Godoy quer saber se existe plano de emergência para o transporte de cargas perigosas. O vereador indaga ainda se a administração sabe quais são as cargas transportas.

Com dois outros membros da comissão, Izidio de Brito (PT) e Rozendo de Oliveira (PV), o vereador articula reuniões com o Ministério da Ciência e Tecnologia e com a Secretaria Nacional de Transportes, ambas em Brasília, para discutir a intervenção federal na mudança.

Na próxima reunião da comissão, a ser realizada em meados deste mês de junho, o presidente, os vereadores do PT e do PV e os demais membros, Neusa Maldonado (PSDB), Gervino Gonçalves (PR), João Donizeti (PSDB) e Anselmo Neto (PP), vão discutir acidentes do ramal.

(Assessoria de Comunicação do vereador Helio Godoy/PTB)