10/06/2011 15h00

O treinamento ocorre neste sábado, nos turnos matutino e vespertino, com a participação de 21 servidores

Mais duas turmas de servidores da Câmara Municipal de Sorocaba vão aprender a usar o aparelho desfibrilador automático, utilizado em caso de parada cardiorrespiratória. O curso para utilização do aparelho será ministrado no Samu neste sábado, 11, nos períodos matutino e vespertino. Participam do treinamento 21 funcionários de vários setores da Casa. Em junho do ano passado ocorreu o primeiro treinamento (foto), quando duas turmas foram instruídas no uso do aparelho.

A manutenção de aparelho desfibrilador automático em locais com grande concentração ou circulação de pessoas tornou-se obrigatória no município por meio da Lei 7.389, de 30 de maio de 2.005, de autoria do vereador Marinho Marte (PPS). Em março do ano passado, a Câmara Municipal adquiriu um aparelho desfibrilador e, no mês seguinte, foi a vez da Prefeitura adquirir 15 aparelhos e treinar funcionários, atendendo o que determina a lei.

O aparelho desfibrilador é de fácil manuseio, contando, inclusive, com um sistema de áudio viva-voz que oferece instruções ao usuário no momento do socorro. Mas as autoridades de saúde recomendam que seja oferecido treinamento para quem vai utilizá-lo com o objetivo de torná-lo ainda mais eficaz. Segundo estudos científicos, o uso do desfibrilador em caso de parada cardiorrespiratória tanto pode salvar vidas quanto evitar seqüelas.