13/06/2011 15h45

A manutenção de desfibrilador em locais com grande concentração ou circulação decorre de lei da autoria do vereador Marinho Marte (PPS)

Mais uma turma de servidores da Câmara Municipal de Sorocaba fez treinamento de reanimação cardiopulmonar, aprendendo a usar o desfibrilador externo automático, um aparelho utilizado em casos de parada respiratória e que tem como objetivo restabelecer ou reanimar o ritmo cardíaco. O curso, com duração de quatro horas, foi ministrado para duas turmas distintas, na manhã e tarde de sábado, 11, na sala de treinamento do Samu.

Os servidores receberam explicações teóricas sobre o uso do desfibrilador e cada um manuseou o aparelho, aprendendo, na prática, como agir em caso de emergência. O curso foi ministrado pela enfermeira Cibele Oliveira e contou com a participação de 21 servidores, que aprenderam a reconhecer os sintomas de quem tem um AVC (acidente vascular-cerebral).

A manutenção de aparelho desfibrilador automático em locais com grande concentração ou circulação de pessoas tornou-se obrigatória no município por meio da Lei 7.389, de 30 de maio de 2005, de autoria do vereador Marinho Marte (PPS). Em março do ano passado, a Câmara Municipal adquiriu um aparelho desfibrilador e, no mês seguinte, foi a vez da Prefeitura adquirir 15 aparelhos e treinar funcionários, atendendo o que determina a lei. Servidores do Legislativo tiveram seu primeiro curso em junho do ano passado.

O aparelho desfibrilador é de fácil manuseio, contando, inclusive, com um sistema de áudio viva-voz que oferece instruções ao usuário no momento do socorro. Mas as autoridades de saúde recomendam que seja oferecido treinamento para quem vai utilizá-lo com o objetivo de torná-lo ainda mais eficaz. Segundo estudos científicos, o uso do desfibrilador em caso de parada cardiorrespiratória tanto pode salvar vidas quanto evitar seqüelas.