14/06/2011 15h09

De autoria do vereador Vitor Francisco da Silva (PTB), o Vitor do Super José, projeto de lei estende a proibição do cigarro também para o Zoológico e outros espaços de lazer

Autor de projeto de lei que proíbe fumar em pontos de ônibus e de táxi, o vereador Vitor Francisco da Silva (PTB), o Vitor do Super José, protocolou novo projeto de lei estendendo a proibição também para os parques públicos, inclusive o Zoológico  Municipal, e outros espaços destinados ao lazer. De acordo com o projeto, a medida será precedida de ampla campanha educativa, incluindo a colocação de placas indicativas nos locais em que o uso do tabaco será proibido.

Na justificativa do projeto, o vereador cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que estima em 2 bilhões o número de fumantes passivos no mundo, dos quais cerca de 700 milhões são crianças. “Parques, zoológicos e demais áreas de lazer não combinam com fumaça de cigarro, pois é lugar de pessoas passeando, crianças brincando e outras atividades saudáveis”, afirma Vitor do Super José, lembrando que o cigarro, segundo as autoridades de sáude, obriga o fumante passivo a respirar mais de 250 substâncias tóxicas.

Vitor do Super José também é autor de projeto de lei que proíbe o consumo de cigarro em pontos de ônibus e de táxis, proposta que também está tramitando na Câmara Municipal. O vereador salienta ainda, em defesa de seus dois projetos de lei, que as pontas dos cigarros fumados em parques e demais locais públicos acabam sendo descartados no chão, poluindo o meio ambiente.