16/06/2011 11h56

Helio Godoy afirma que falta de sinalização permite excessos

O líder do PTB na Câmara de Sorocaba, Helio Godoy, cobrou nesta quarta-feira (15) que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), de São Paulo, instale sinalização, radares e outros dispositivos de controle de velocidade nas marginais da rodovia Raposo Tavares.

Para o vereador, a falta de placas indicativas e de sinalização de solo não permite hoje que a Polícia Rodoviária faça a fiscalização adequada, embora a velocidade permitida esteja prevista no Código de Trânsito Brasileiro, já que ela pode variar conforme o município.

“O DER precisa definir qual é a velocidade que será praticada nas marginais de Sorocaba e sinalizar essa opção, além de estabelecer a instalação de mecanismos que façam o controle, afinal as marginais foram entregues no longínquo 31 de março já”, disse o vereador.

Com a ajuda de técnicos, Godoy constatou que a velocidade praticada nas marginais hoje está na faixa de 90 a 100 km por hora. Como elas são vias de acesso à rodovia, onde a velocidade máxima é de 110 km/h, não há a aceleração necessária. “O risco de acidentes aumenta”.

Helio Godoy não tinha feito a cobrança ao DER antes porque tenta fazer com que a Viaoeste, responsável pela construção dos 20 km de vias entre os kms 95 e 105, no trecho de Sorocaba, faça a correção das falhas que vem sendo questionadas desde a entrega da obra.

“O problema é que percebemos que há uma má vontade da Urbes e da Prefeitura em nos ajudar tecnicamente para fortalecer essas reivindicações e acreditamos que a espera por soluções pode ser mais prejudicial ainda aos usuários da rodovia e por isso acionamos o DER”.

O vereador disse também que tomou a frente dessa reivindicação porque soube que a Polícia Rodoviária já havia solicitado ao DER a sinalização e a instalação ou liberação de equipamentos de controle de velocidade, mas foi informado que aquela instituição não foi ouvida.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Helio Godoy – PTB)