16/06/2011 16h23
 

A Comissão Especial dos Hospitais Psiquiátricos, que investiga denúncias de mortes e maus-tratos nas referidas instituições, fará uma reunião nesta sexta-feira, 17, às 8 horas, no plenário da Câmara Municipal. Os membros da comissão irão analisar denúncias de que médicos e funcionários dos hospitais psiquiátricos estão fazendo dupla e até tripla jornada de trabalho.

 

“A denúncia que recebemos é que eles fazem essas jornadas entre hospitais psiquiátricos públicos e particulares”, afirma Izídio de Brito Correia (PT), presidente da comissão, que tem como relator o vereador Luis Santos (PMN). A Comissão Especial dos Hospitais Psiquiátricos é formada também pelos vereadores José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV) e Neusa Maldonado (PSDB).

 

A comissão especial foi formada por iniciativa de Izídio de Brito, com base em estudo do Flamas (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba). Segundo esse estudo, baseado em levantamento junto ao Datasus (banco de dados do SUS) e ao SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) a média de óbitos na região é de 16,5 mortes para cada 100 leitos psiquiátricos, enquanto a média nos dois maiores hospitais psiquiátricos do Estado não passa de sete óbitos para cada 100 leitos.

 

Desde sua instalação, a comissão especial já realizou várias oitivas com representantes dos hospitais, autoridades sanitárias, membros do Flamas e familiares de pacientes, além de realizar visitas aos hospitais.