16/06/2011 17h32

Entendimento foi acertado pelo presidente Helio Godoy (PTB)

O gerente de Relações Corporativas da ALL (América Latina Logística), Mauricio Pinheiro, disse nesta quinta-feira (16), em reunião com o líder do PTB na Câmara de Sorocaba, vereador Helio Godoy, que se dispõe a auxiliar a Comissão de Discussão da Construção do Anel Ferroviário Sorocabano a elaborar uma proposta a ser apresentada ao governo federal.

Maurício Pinheiro afirmou que ficou entusiasmado com a idéia do vereador ao criar a comissão e iniciar as discussões, porque também é objetivo da empresa retirar o ramal que ela opera do centro de Sorocaba, já que ele traz transtornos econômicos e de imagem para a ALL, sem que a responsabilidade seja efetivamente dela.

Como presidente da comissão, Helio Godoy vai propor a participação do gerente para os demais membros em uma reunião que manterá nesta sexta-feira (17), às 9 horas, na Câmara Municipal. Integram a comissão: Izidio de Brito (PT), Rozendo de Oliveira (PV), Neusa Maldonado (PSDB), Gervino Gonçalves (PR), João Donizeti (PSDB) e Anselmo Neto (PP).

De acordo com ele, os subsídios que a empresa pode oferecer aos membros da comissão serão importantes para viabilizar o projeto no Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), autarquia do Ministério dos Transportes, que gerencia o sistema ferroviário do país e responde pela aprovação e financiamento de obras.

O vereador vai levar aos colegas no encontro alguns dados técnicos que já foram adiantados pelo gerente na reunião preliminar que tiveram nesta quinta-feira. Maurício Pinheiro disse que dez trens passam diariamente pela cidade com média de 85 vagões cada e que eles transportam principalmente celulose, areia, etanol, calcário e cimento.

“Um dado significativo que o gerente nos disse foi que a velocidade média que esses trens imprimem é de apenas 7 km/h. Fora do centro, eles teriam condição de realizar a velocidade comercial, algo em torno de 40 km/h ou 50 km/h. Isto significaria economia para a empresa e melhoria para o trânsito de Sorocaba”, disse Godoy.

Os acidentes e os ataques aos trens, decorrentes da passagem pela área urbana, são outros problemas que afetam a ALL na sua imagem e economicamente. “O trem virou o vilão. Ele é quem faz mal. Mas as cidades surgiram e cresceram ao lado da ferrovia. Em Araraquara, o nosso maior crítico mora na Vila Ferroviária”, disse o gerente.

Longo prazo

Tanto o líder do PTB quanto o gerente da ALL entendem que a elaboração de um projeto para a construção do anel ferroviário é uma proposta de longo prazo. “Não dá para pensar em resolver esse problema da existência do ramal ferroviário no centro da cidade de uma hora para outra, até porque ele envolve muitas questões”, disse Godoy.

Na opinião do gerente de Relações Corporativas da ALL, o primeiro passo é abrir a discussão, o que o vereador e os membros da comissão já fizeram. Agora, é necessário planilhar o que significa a operação. Nesse aspecto, a ALL vai informar ao líder do PTB e à comissão vários questionamentos que Godoy já fez por requerimento à empresa.

Mas o passo mais importante é a quantificação do custo para a construção do anel ferroviário fora do centro, segundo o gerente, porque esse estágio precisa ser muito claro sobre o custo-benefício. “A cidade ganha com a liberação do espaço da linha férrea, ganha com intermodalidade e ganha com a redução da poluição”, afirmou Pinheiro.

O Ministério dos Transportes ganha, por sua vez, com a melhoria do sistema, a redução dos problemas com a operação e com o resgate da imagem do trem. “O governo ganha ainda com a solução de um gargalo, que é nacional, o do escoamento da produção. É preciso lembrar que a Toyota sozinha vai movimentar mil veículos/dia”, disse Godoy.

Legenda da foto: Helio Godoy (PTB) aponta local para construção do anel ferroviário, ao lado do gerente da ALL, Maurício Pinheiro (à sua direita), do economista Flaviano Agostinho de Lima, professor da Fatec (à sua frente) e do advogado Alessandro Peixoto (à sua esquerda).

(Assessoria de Comunicação do vereador Helio Godoy/PTB)