17/06/2011 13h25

Após conseguir o apoio da ALL, próximo passo é elaborar o cronograma de ações para o segundo semestre

A Comissão de Discussão da Construção do Anel Ferroviário Sorocabano se reuniu na manhã desta sexta-feira, 17, na Câmara Municipal para dar andamento aos estudos de deslocamento da linha férrea da região central para melhor atender a zona industrial.

.

Integram a comissão o presidente Helio Godoy (PTB) e os membros Izidio de Brito (PT), Rozendo de Oliveira (PV), Neusa Maldonado (PSDB), Gervino Gonçalves (PR), João Donizeti (PSDB) e Anselmo Neto (PP).

Atualmente cerca de 800 vagões cruzam por dia o centro de Sorocaba a uma velocidade média de 7 Km/h.  Para os membros, além de para desafogar o trânsito e diminuir a poluição sonora em vários pontos da cidade, a mudança contribuiria para melhorar a qualidade do ar da cidade.

A contratação de uma assessoria técnica para o levantamento de custo e viabilidade operacional foi levantada durante a reunião. O objetivo da comissão é suscitar um amplo debate envolvendo a sociedade, entidades, universidades, órgãos técnicos e o Poder Público municipal, estadual e federal.

“O Governo Federal está interessado nas ferrovias para o transporte de cargas e o Governo Federal no de passageiros para desafogar o trânsito da grande São Paulo. Temos que estar inseridos neste contexto”, explica Godoy que salientou a importância “de uma visão macro sobre o sistema viário de Sorocaba”, considerando o desenvolvimento regional integrado, a indústria e o meio ambiente.

Nesta quinta-feira (16), Helio Godoy recebeu a visita do gerente de Relações Corporativas da ALL (América Latina Logística), Mauricio Pinheiro, que se colocou a disposição da comissão. Segundo o representante, a concessionária é favorável a proposta de retirar a linha férrea do centro de Sorocaba.

Para montar o cronograma de ações para o segundo semestre, a comissão aguarda as respostas de requerimentos enviados à Prefeitura, sobre a existência de plano de emergência em caso de acidentes na linha férrea, e à ALL, com questionamentos sobre números de trens, tipo de carga transportada, números de acidentes e planos de manutenção e crescimento, entre outros pontos. A próxima reunião, antes do recesso Legislativo, foi marcada para o dia 13 de julho, às 10h, na sala de reuniões da Câmara.

Ao final dos estudos, os resultados dos trabalhos desenvolvidos deverão ser encaminhados à comissão que discute o Plano Diretor para subsidiar as propostas de mudanças.