21/06/2011 13h24

Helio Godoy (PTB) calcula que existam 26,9 mil portadores

Emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do líder do PTB na Câmara de Sorocaba, Helio Godoy, prevê a criação de bolsa para atletas amadores portadores de deficiência físico-motora.

O vereador calcula que existam hoje em Sorocaba 26,9 mil pessoas portadoras de alguma deficiência do tipo, o que equivale à população de uma cidade do porte de Araçoiaba da Serra, que tem 27.166 pessoas.

“Por meio desses números, vemos que o alcance de um auxílio como esse seria significativo para esse contingente de população, além de estarmos preparando atletas para as Paraolimpíadas de 2016”, disse.

O líder do PTB afirmou que a sociedade precisa dizer não ao preconceito e encarar a deficiência de uma maneira mais aberta. Na opinião dele, o auxílio aos atletas nessas condições é um investimento também.

A população portadora de deficiência vem crescendo no Brasil. O censo de 2000 apontava 24,6 milhões de pessoas nessas condições. Esse número equivalia a 14,48% do total da população na época.

Em Sorocaba, o mesmo levantamento indicava a existência de 58.212 portadores de necessidades especiais em 2000 ou 11,8% da população total, apurada naquele ano como sendo de 493.468 pessoas.

No censo de 2010, a população de Sorocaba atingiu a marca de 585.381 habitantes. Se for utilizado como base o percentual redondo de 2000, 11% desse total corresponderiam a 64 mil habitantes no ano passado.

(Assessoria de Comunicação do vereador Helio Godoy/PTB)