21/06/2011 16h31

Para Geraldo Reis (PV), o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), projeto do governo do Estado, é essencial para o município

O vereador Geraldo Reis (PV), por meio de requerimento na Câmara Municipal, solicita a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no município. O AME é um projeto do Governo do Estado que oferece à população serviços especializados de saúde, com diversas especialidades medicas, em um único local, visando agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

Entre as dezenas de especialidades oferecidas pelo AME constam, por exemplo, cardiologia, endocrinologia infantil, cirurgia vascular, neurologia, neurologia infantil e obstetrícia de alto risco. Também constam exames diversos, como análises clínicas e patológicas, audiometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e mamografia, entre outros.

Segundo o vereador Geraldo Reis, diversas cidades do Estado já contam com este atendimento, sendo que outras vêm realizando gestões neste sentido, tais como Tupã, Limeira, Santo André, Itapeva, Araçatuba e Itapetininga, além da capital, entre outras. Ainda segundo Reis, cada unidade poderá atender também toda região, com diagnósticos, exames, consultas, podendo até realizar pequenas cirurgias.

“O principal objetivo do AME é reduzir as filas de espera, desafogando a superlotação de pessoas nas Santas Casas e Prontos-Socorros”, explica Reis. “No AME, os pacientes passariam na mesma data por consultas, exames e até retornos no mesmo dia”, ressalta. O encaminhamento dos pacientes ao AME é realizado por intermédio das Unidades Básicas de Saúde dos municípios.