22/06/2011 09h03

As denúncias apresentadas de que médicos dos hospitais psiquiátricos estão fazendo dupla e até tripla jornada de trabalho foram discutidas pelos membros da Comissão Especial dos Hospitais Psiquiátricos da Câmara de Sorocaba na tarde desta terça-feira, dia 21.

Durante a reunião, os vereadores estudaram consultas impressas e tabuladas do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde – DATASUS. "O que pudemos verificar é que há médicos que recebem por jornadas de até 144 horas semanais entre hospitais psiquiátricos, públicos e particulares", afirma Izídio de Brito Correia (PT), presidente da comissão, que tem como relator o vereador Luis Santos (PMN). A Comissão Especial dos Hospitais Psiquiátricos é formada também pelos vereadores José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV) e Neusa Maldonado (PSDB).

Após constatarem que os números que excedem a carga horária ‘aceitável’, que é de 60 horas semanais, os vereadores decidiram pelo encaminhamento de todos os documentos ainda nesta semana para os promotores de Justiça do núcleo de Sorocaba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Maria Aparecida Castanho e Wellington Velloso; e para o delegado titular do Grupo Anti-sequestro de Sorocaba, Wilson Negrão.

As cópias dos documentos que informam os dias e horários dos plantões feitos pelos médicos e funcionários dos hospitais psiquiátricos de Sorocaba foram feitas e apresentadas à Comissão Especial pelo médico Vicente Spinola Dias Neto.

Durante a reunião, também foi apresentado oficio protocolado ao Ministério Público, em nome do promotor de Justiça da Cidadania, Orlando Bastos Filho, pelo vereador José Crespo no último dia 13. No documento, o parlamentar solicita esclarecimentos quanto às providências adotadas acerca das mesmas denúncias feitas em 2006 aquele órgão.

As próximas oitivas a serem realizadas também foram pautadas. Na próxima sexta-feira, dia 1º, às 9h, serão ouvidos sobre a responsabilidade da fiscalização nos hospitais psiquiátricos o diretor técnico de Departamento de Saúde DRS XVI, Dr. João Marcio Garcia, as funcionárias públicas Suzana Rocha Rodrigues Costa, psiquiatra, e Maria Aparecida Acosta, assistente social; a diretora técnica da Divisão de Saúde do Grupo de Vigilância Sanitária XXXI, Sônia Maria de Andrade Siqueira;  a atual coordenadora Municipal de Saúde Mental, Dra. Maria Clara Schaidman Suarez  e seu antecessor, Dr. Henrique Antonio Imthurn.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Izídio de Brito Correia – PT)