22/06/2011 11h33

O vereador Helio Godoy, líder do PTB na Câmara de Sorocaba, propôs a criação de um Plano Macroviário e Logístico para a cidade.

A proposta consta da relação de sete emendas que ele elaborou ao projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2012.

A intenção é desenvolver um sistema que interligue todos os modais a partir das zonas de produção para o escoamento do município.

A principal obra desse plano é a construção de um anel ferroviário que retire a linha férrea da região central para agilizar o transporte.

O ramal teria início no bairro de Brigadeiro Tobias, passaria pelo distrito industrial e acompanharia o traçado da rodovia Castelo Branco.

O objetivo é que ele faça a interligação com o Parque Tecnológico e volte para o eixo atual da ferrovia, no distrito de George Oeterer, em Iperó.

“Isto é imprescindível por causa do crescimento de demanda: só a Toyota vai gerar um fluxo de 800 caminhões por dia”, disse o vereador.

Na opinião dele, esse volume por si só e agravado pelo fato de serem veículos pesados vai impactar sobremaneira os gargalos do trânsito.

A proposta do plano macroviário prevê a reestruturação desse fluxo e dos fluxos de outras grandes empresas do distrito industrial.

“Precisamos avaliar o que deve e o que não deve seguir por caminhões e facilitar a opção do empresário pelo melhor modal financeiramente”.

Essa alternativa integrada já vem sendo discutida inclusive no governo do Estado, segundo Godoy, com implantação de trens metropolitanos.

Ele afirmou que o objetivo do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao colocar um trem ligando São Paulo a Sorocaba é evitar os caminhões.

“Se reorganizarmos todo o escoamento da produção de Sorocaba mesclando os modais por meio da interligação adiamos o caos”, disse.

Para resolver efetivamente, na opinião do líder do PTB, são necessárias novas obras viárias além do programa “Sorocaba Total”.

Meio ambiente

Além da preocupação com a fluidez, com a velocidade e com a economia, o plano macroviário será importante para o meio ambiente.

“Vamos retirar veículos que poluem de áreas densamente povoadas e com trânsito pesado, que produzem muita poluição”, disse.

Para o vereador, os projetos precisam levar em conta essa preocupação com o meio ambiente porque o desenvolvimento depende dele.

“Grandes cidades sofrem com essa situação de precariedade em relação ao meio ambiente e já sentem essa carência. Não queremos isso”.

(Assessoria de Imprensa – Helio Godoy – PTB)