27/06/2011 11h38

A Prefeitura de Sorocaba pediu mais 15 dias de prazo para enviar os dados sobre a malha ferroviária, que foram solicitados pela Comissão da Câmara de Discussão da Construção de um Anel Ferroviário local.

O requerimento, assinado pelo presidente da comissão, Helio Godoy (PTB), já deveria ter sido respondido, de acordo com o que determina a Lei Orgânica, no dia 21 deste mês, terça-feira da semana passada.

Como um novo prazo foi solicitado e é contado em dias corridos, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) terá agora até o dia 6 do mês de julho para transmitir as informações e por isso o vereador vai cobrar mais pressa.

Helio Godoy aguarda apenas esses dados para marcar uma nova reunião com os outros membros da comissão que vai definir os próximos passos dentro da proposta de retirar a linha férrea do centro.

Além dele, integram a comissão ainda os vereadores: Izidio de Brito (PT), Rozendo de Oliveira (PV), Neusa Maldonado (PSDB), Gervino Gonçalves (PR), João Donizeti (PSDB) e Anselmo Neto (PP).

A Comissão de Discussão da Construção de um Anel Ferroviário foi criada em fevereiro deste ano a pedido de Godoy para viabilizar o projeto em que ele trabalha há dois anos de retirar o trem do centro.

Com o apoio da ALL (América Latina Logística), empresa que opera o ramal ferroviário em Sorocaba hoje, o líder do PTB calcula que o andamento da proposta seja mais rápido a partir de agora.

A empresa deverá fornecer dados técnicos para embasar a reivindicação da comissão já para essa próxima reunião. Os vereadores que compõem a comissão vão elaborar uma proposta a ser enviada ao governo federal.

O  documento deverá ser recebido pelo Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), autarquia do Ministério dos Transportes, que gerencia o sistema ferroviário e aprova obras no setor.

A pressa do líder do PTB ocorre porque o ano que vem é eleitoral e isto limita os prazos para iniciar e realizar obras públicas. “Embora o projeto do anel ferroviário seja de longo prazo, é preciso iniciar”, disse.

Assessoria de Imprensa do vereador Helio Godoy (PTB)