05/07/2011 09h13

O trânsito de Sorocaba há bastante tempo tem apresentado sinais de intenso tráfego nas principais ruas e avenidas, causado transtornos aos motoristas e pedestres, especialmente nos horários de pico. A lentidão nos períodos da manhã e tarde é comum. O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Francisco França (PT), que também é vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região tem acompanhado de perto a questão que preocupa toda a população.

Por isso protocolou requerimento no legislativo nesta segunda-feira (4), questionando a administração municipal sobre a implantação de corredor de ônibus na Avenida Afonso Vergueiro e na Rua Comendador Hermelino Matarazzo.

Segundo França, que tem recebido constantes reclamações de motoristas sobre o trânsito sorocabano, o requerimento é baseado na lentidão e congestionamentos apresentados nas duas referidas vias. O vereador diz que outros pontos também apresentam sérios problemas de fluidez de tráfego, porém, na Afonso Vergueiro, especialmente no trecho que dá acesso ao terminal Santo Antônio, a situação é ainda mais grave.

No documento que será encaminhado ao executivo, após aprovação em plenário, França ressalta que em 2010, segundo reportagem na imprensa local, 83 novos veículos eram colocados nas ruas diariamente. Tanto que o presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Renato Gianolla à época, disse que os números extrapolavam o crescimento previsto pelo município.

Ainda de acordo com o vereador, dados recentes apontam que Sorocaba fechou o ano de 2010 com 324.708 veículos. Além disso, a Fundação Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados registrou recentemente, que o município é o sétimo do interior do Estado de São Paulo com maior número de veículos nas ruas. Todas essas informações aliadas às reclamações da população fizeram com que França questionasse a prefeitura sobre implantação de corredores de ônibus na cidade.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Francisco França – PT)