06/07/2011 12h27

Segundo Helio Godoy (PTB), a obra, que será feita entre as ruas Atanázio Soares e Gregório dos Santos, deixará o trânsito mais seguro no local

O diretor de trânsito da Urbes, Roberto Bataglin, informou nesta quarta-feira (6) que está concluído e que já foi enviado à Secretaria de Obras, para fazer, o projeto reivindicado pelo líder do PTB na Câmara, Helio Godoy, de uma rotatória na avenida Itavuvu, na zona norte.

A obra programada objetiva resolver um problema antigo de conversão no trecho entre as ruas Atanázio Soares e Gregório Ramos dos Santos, no bairro Santa Cecília, que já causou pelo menos dez atropelamentos nos últimos oito meses e seis deles com vítimas graves.

“Estivemos no local em maio, quando fizemos a reivindicação à Urbes. Os moradores reclamam que o trânsito fica muito inseguro por causa do retorno dos veículos à esquerda na rua José Devide Sobrinho. Os motoristas olham só para um lado”, disse o vereador.

Nesta semana a Urbes vai colocar uma placa e uma faixa no cruzamento para informar sobre a proibição de fazer a conversão. A obra para resolver o problema vai abrir o canteiro central da Itavuvu na frente das ruas Atanázio Soares e Gregório Ramos dos Santos.

Com essa abertura, será possível construir uma rotatória no local para permitir a conversão de quem vem da Atanázio para a rua Gregório sem ter de subir dois quarteirões até a rua José Devide, o que organizará o tráfego e dará mais segurança aos pedestres.

A Urbes demorou a fazer o projeto porque a sua execução depende da retirada de dois postes de energia da CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) e da desapropriação de uma pequena área de calçada da rede Coop na esquina da avenida com a rua Atanázio Soares.

50 mil pessoas

O trecho da avenida Itavuvu, onde o vereador Helio Godoy conseguiu viabilizar a construção da rotatória, é o ponto de acesso de três bairros ao mesmo tempo, nos quais residem pelo menos 50 mil pessoas: o Santa Cecília, o Parque das Laranjeiras e o Casa Branca.

Há 20 anos morando na rua Gregório Ramos dos Santos, a dona de casa Regina Crespi, de 54 anos, disse que a prioridade é acabar com os atropelamentos. “As pessoas precisam ter segurança para andar na rua, como sempre ocorreu no bairro Santa Cecília”.

Os acidentes são tantos que acabaram vitimando não só as pessoas. Um vira-latas conhecido como Bife e que virou mascote dos moradores também foi atropelado. O acidente aconteceu no dia 26 de abril. O animal perdeu a perna traseira direita esmagada. O atropelador fugiu.

(Assessor de Comunicação do vereador Helio Godoy/PTB)