12/07/2011 17h25

A Comissão Especial que investiga o índice de mortes de pacientes nos Hospitais Psiquiátricos de Sorocaba realiza a sétima oitiva nesta quarta-feira, 13, excepcionalmente. Na oportunidade, será ouvido o psiquiatra legista José César de Laurentiz, a partir das 15 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Ainda nesta semana, na manhã da sexta-feira, 15, os membros da Comissão Especial realizarão a oitava rodada de oitivas de depoentes. Nela, serão ouvidos o diretor clínico do Hospital Teixeira Lima, Dirceu de Albuquerque Doretto; o diretor clínico do Hospital Jardim das Acácias, Jair Salim; e o diretor administrativo do Hospital Mental, David Neief Haddad.

Segundo o presidente da comissão, o vereador Izídio de Brito Correia (PT), as duas oitivas serão realizadas na mesma semana devido o recesso parlamentar, que se inicia no próximo dia 18 e segue até o próximo dia 1º. “Tendo isso em vista, optamos por ouvir o maior número de pessoas envolvidas e seus esclarecimentos, para que, já na primeira quinzena do próximo semestre, tenhamos as informações necessárias para a elaboração do relatório”, explica.

Ambas as oitivas serão transmitidas, ao vivo, pela TV Legislativa e pela internet para possibilitar o acompanhamento dos depoimentos pela população.

A Comissão Especial que Investiga o Atendimento nos Hospitais Psiquiátricos foi criada por iniciativa do vereador Izídio de Brito (PT), seu presidente, e tem como membros o relator Luis Santos (PMN) e os vereadores José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV) e Neusa Maldonado (PSDB), com base em estudo realizado pelo Flamas (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba).

Segundo o levantamento, ocorre uma morte a cada cinco dias e meio nos hospitais psiquiátricos de Sorocaba. A média de óbitos na região é de 16,5 mortes para cada 100 leitos psiquiátricos, enquanto a média nos dois maiores hospitais psiquiátricos do Estado não passa de sete óbitos para cada 100 leitos.

(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito Correia/PT)