13/07/2011 17h51

Com a presença de representante da ALL, reunião levanta questionamentos e necessidade de contratação de assessoria técnica

A Comissão de Discussão da Construção do Anel Ferroviário Sorocabano se reuniu nesta quarta-feira, 13, na Câmara Municipal para dar andamento aos estudos de deslocamento da linha férrea da região central. O objetivo é melhorar o atendimento da zona industrial e desafogar o trânsito em Sorocaba.

.

Integram a comissão o presidente Helio Godoy (PTB) e os membros, Rozendo de Oliveira (PV), Neusa Maldonado (PSDB), João Donizeti (PSDB), Gervino Gonçalves (PR), Izidio de Brito (PT) e Anselmo Neto (PP).

O abastecimento do futuro parque industrial é outra preocupação da comissão. “Não adianta investir tanto em um parque tecnológico sem viário para escoar a produção”, concluiu o presidente da comissão.

Godoy afirmou que recebeu o aval da presidência da Câmara para a contratação de uma assessoria técnica. A intenção é que seja feito o levantamento de custo e a viabilidade operacional da obra.

O vereador João Donizeti (PSDB) ressaltou a importância de uma visão macro do sistema viário de Sorocaba, considerando o desenvolvimento regional. O parlamentar também é integrante da comissão que estuda a revisão do Plano Diretor. A intenção é que os estudos sobre o anel ferroviário sejam considerados no novo plano.

A próxima reunião, após o recesso Legislativo, foi marcada para o dia 17 de agosto, às 10h, na sala de reuniões da Câmara. O objetivo da comissão é suscitar um amplo debate envolvendo a sociedade, entidades, universidades, órgãos técnicos e o Poder Público municipal, estadual e federal e obter subsídios para discutir a obra com a Prefeitura e ALL.

Questionamentos - Os membros demonstraram preocupação quanto a resposta da Prefeitura sobre a inexistência de plano de emergência em caso de acidentes na linha férrea.

A concessionária ALL (América Latina Logística), através de representante, também apresentou algumas respostas a questionamentos da comissão sobre números de trens, tipo de carga transportada, números de acidentes e planos de manutenção e crescimento. Além de informações sobre outros municípios do Estado, como Araraquara, onde está em andamento a transferência da linha férrea.

Segundo os dados, nove trens passam por Sorocaba ao dia, levando diversos tipos de produtos como álcool, diesel, gasolina, minérios e celulose. Novas perguntas foram levantadas como a extensão da linha férrea no município e a média de vagões utilizada para o transporte de cada produto.

Outros questionamentos deverão ser feitos antes da próxima reunião. Para o Governo do Estado sobre a linha de passageiros que deverá ligar a capital a Sorocaba e para a Prefeitura a possibilidade de uma rodoviária que atenda toda a região e faça a ligação com o futuro trem em direção a São Paulo.